Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Efemérides – 12/08


Philippe Leclerc de Hauteclocque, general que libertou a cidade francesa de Alençon das mãos nazistas em 1944.

1914: – Ocorre a Batalha de Halen, um confronto entre grandes formações de cavalaria alemãs e belgas, em Halen, na Bélgica;

– Reino Unido declara guerra ao Império Austro – Húngaro;

– Início da primeira invasão da Sérvia pelas forças do Império Austro – Húngaro;

Philippe Leclerc de Hauteclocque, em uniforme de batalha. Foi em seu comando que as tropas francesas recapturaram Alençon, a primeira cidade a ser libertada pelo Exército francês.

1944: – A cidade de Alençon é libertada pelo general Philippe Leclerc de Hauteclocque, sendo a primeira cidade da França a ser libertada dos nazistas pelas forças francesas.

1953: – Durante a Guerra Fria, a União Soviética detona sua primeira Bomba de Hidrogênio, um ano depois de os Estados Unidos terem testado o primeiro artefato desse tipo em novembro de 1952.

1965: – Seção plenária do Comitê Central do Partido Comunista chinês, que originou a “revolução cultural”, na qual o governo comunista começou a utilizar massas de jovens enraivecidos como tropa de choque para perseguir, humilhar, torturar e matar milhares de adversários do regime. Segundo alguns estudiosos, elevou-se a vários milhões o número das vítimas dessa depuração.

1988: – Nos Estados Unidos estréia da blasfema e polêmica película de Martin Scorsese,  A última tentação de Cristo.

1991: – Criado o “Parque Estadual Fontes do Ipiranga”, no município de São Paulo, preservando as nascentes do histórico riacho Ipiranga, onde foi proclamada nossa Independência.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados