Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Efemérides – 12/09


O ditador italiano Benito Mussolini em meio aos paraquedistas alemães empregados no seu resgate, durante a Operação Carvalho, em 1943.

1309: – Durante a Reconquista espanhola, ocorre o Primeira Cerco de Gibraltar pelas forças do Reino de Castela contra o reino muçulmano de Granada. O confronto irá resultar na vitória castelhana.

1847: – Começa a Batalha de Chapultepec, durante a Guerra Mexicano-Americana

1911: – Inauguração do Theatro Municipal de São Paulo após oito anos de construção.

O Fieseler Storch utilizado na Operação Carvalho, pronto para decolagem, com Benito Mussolini sendo embarcado no aparelho.

1943: – O ditador italiano Benito Mussolini, que estava aprisionado pelos Aliados nos Alpeninos, é resgatado por paraquedistas alemães, Operação Carvalho.

1962: – O presidente americano John F. Kennedy declara que os Estados Unidos irão colocar um homem na Lua até ao final da década, o que realmente ocorreu em 1969.

1968: – Tem lugar no auditório da Casa de Portugal, em São Paulo, a grande sessão de encerramento da campanha da Reverente e Filial Mensagem ao Papa Paulo VI a respeito da Ostpolitik vaticana com países comunistas. Em 58 dias foram coletadas por membros da TFP 1.600.368 assinaturas em 229 cidades brasileiras.

1990: – Os antigos aliados da Segunda Guerra Mundial, Reino Unido, Estados Unidos e URSS, cedem os direitos de ocupação da Alemanha, o que leva as duas Alemanhas, a Federal da Alemanha e a Democrática, comunista, assinem o Tratado de Reunificação, que deveria se concretizar um mês depois, restaurando a soberania de todo o território alemão.

2006: – O Papa Bento XVI, numa palestra na Universidade de Ratisbona, cita um diálogo do século XIV entre um erudito persa e um imperador bizantino, que incluía acusações ao Islã. Isso provocou forte reação da parte dos muçulmanos em várias partes do mundo.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados