Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Efemérides – 17/08


Ilustração da Batalha de Roliça, em 1808.
Arthur Wellesley, comandante das forças inglesas e portuguesas na Batalha de Roliça contra os franceses, em 1808. Mais tarde, irá derrotar Napoleão Bonaparte na famosa Batalha de Waterloo, em 1815.

1645: – Na “Batalha de Casa Forte”, o exército pernambucano vence as tropas do invasor holandês que, fugindo dos luso-brasileiros após a derrota na Batalha das Tabocas, tinham se refugiado no engenho Casa Forte. Lá foram cercados pelos nossos que lhes infringiu severa derrota, com 37 holandeses mortos, muitos feridos, e mais de 300 prisioneiros, além da perda de grande quantidade de armamento, cavalos e víveres.

1808: – Na Batalha de Roliça, as tropas francesas são rechaçadas por contingentes portugueses e ingleses, durante a primeira invasão francesa de Portugal.

1914: – O exército alemão, sob o comando de Hermann von François derrota as forças russas comandadas por Paul von Rennenkampf, na Batalha de Stallupönen.

1916: – Durante a Primeira Guerra Mundial, a Romênia assina um tratado secreto com as Forças Aliadas. No tratado, a Romênia concorda em se juntar à guerra com as nações aliadas.

1940: – Primeiro concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, regida por Eugen Szenkar.

1942: – Durante a II Guerra Mundial, um submarino alemão torpedeia os navios brasileiros Araxá e Itagiba.

1943: – As tropas americanas, sob comando do General George S. Patton chega a Messina, na Itália, seguido 8 horas depois pelo 8o Exército Britânico, do Marechal Bernard Montgomery, completando assim a Invasão aliada da Sicília, no âmbito da Operação Husky.

– A Força Aérea Real (RAF) e a Força Aérea dos Estados Unidos iniciam a “Operação Hydra”, para destruir o programa alemão de armas de longo alcance.

1977: – O quebra-gelo soviético Arktika se torna o primeiro navio de superfície a chegar ao Polo Norte.

1995: – A China comunista detona sua 43ª. bomba nuclear desde 1964, dez vezes mais potente que a de Hiroshima, o que gera uma onda de protestos no Extremo Oriente e no Pacífico.

1998: – Bill Clinton torna-se o primeiro presidente americano em exercício a dar testemunho perante um grande júri, sobre suposto assédio sexual antes de se tornar presidente. Clinton apareceu em rede nacional de televisão e fez um discurso admitindo que teve um relacionamento impróprio com a ex-estagiária da Casa Branca Monica Lewinsky. A admissão ocorreu vários meses após uma negação muito divulgada.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados