Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Efemérides – 23/05


1179: O papa Alexandre III emite a bula Manifestis Probatum, em que reconhece o Condado Portucalense como reino independente.

Santa Joana D’Arc capturada pelos borgonheses, aliados dos ingleses, e a eles entregue.

1430: – Santa Joana d’Arc é capturada pelos borgonheses, aliados dos ingleses, e a eles entregue.

1493: – Com cédula dos Reis Católicos, é ordenado o envio ao Novo Mundo de vinte cavalos e cinco éguas escolhidos no reino de Granada, dando a origem aos cavalos na América.

1498: – Em Florença, a Inquisição queima o monge Savonarola na praça pública. Ele foi, em certo sentido, um precursor de Lutero.

1533: – Na Inglaterra, o episcopado comprado pelo rei Henrique VIII e tornado cismático, anula seu válido casamento com a rainha Catarina de Aragão.

1536: – No reinado de D. João III, é instituída em Portugal, pelo Papa Paulo III, a Inquisição.

1822: – Começam as obras da primeira via férrea no mundo, entre as cidades inglesas de Stockton e Darligton, com 40 km de extensão.

1836: – É fundado em Montevidéu o “Corpo dos Serenos”, que durante mais de meio século constituiu a polícia noturna da cidade.

1924: – Na URSS, realiza-se o XIII Congresso do Partido Comunista, no qual condenam as teses de Trotski e da oposição esquerdista.

1929: – É lançado o primeiro desenho animado falado de Mickey Mouse.

1932: – Revolução Constitucionalista no Brasil: são mortos os estudantes paulistas Miragaia, Martins, Dráusio e Camargo, que dão origem à sigla “M.M.D.C.”, utilizada como bandeira pelos paulistas.

1941: – Durante a II Guerra Mundial, o rei Jorge V, da Grécia, e seu governo, se trasladam da ilha de Creta para o Cairo, na iminente invasão alemã da Ilha.

1945: – Nos fins da Segunda Guerra Mundial, o cabeça das SS alemãs, Heinrich Himmler, suicida-se enquanto é custodiado pelos Aliados.

1949: – Em Bonn, promulga-se a Lei Fundamental, com a qual se funda a República Federal Alemã.

1962: – O ex-general francês Raul Salan é condenado por um tribunal militar a cadeia perpétua, pelo golpe de Estado dos “generais da Argélia”, que visava impedir que o país africano caísse nas mãos dos revolucionários pro-Rússia.

1963: – Fidel Castro recebe o título de “herói da União Soviética”.

1986: – Os ministros da Defesa da NATO dão luz verde à produção norte-americana de novas armas químicas.

1995: – No campo da informática, a empresa Sun desenvolve oficialmente a linguagem de programação Java.

2006: – É inaugurada a Torre 7, o primeiro edifício reconstruído na “zona zero” de Nova Iorque, depois dos atentados de 11 de setembro de 2001.

2008: – É assinado em Brasília o tratado constituinte da Unasul (União das Nações Sul-Americanas), comunidade política e econômica integrada por doze países sul americanos. Sua secretaria permanente será em Quito.

– Cerca de 3.000 pessoas, entre indígenas e ativistas de movimentos ambientalistas e sociais, participam, em Altamira, no oeste do Pará, de um ato público contra a construção, no rio Xingu, da hidroelétrica de Belo Monte.

– Morre em Manaus o senador Jefferson Peres, referência ética do Senado brasileiro e autor do relatório que levou à demissão do presidente daquele órgão Renan Calheiros, pela alegada ligação a casos de corrupção.

2010: – A British Petroleum aceita pagar a indenização de 75 milhões de dólares pela contaminação causada pela explosão e posterior afundamento de uma de suas plataformas no Golfo do México.

2012: – A Gendarmeria da Cidade do Vaticano detém o mordomo do papa Bento XVI, Paolo Gabriele, por supostamente desvelar documentos secretos. Começa o caso Vatileaks.

2015: – Em El Salvador, o papa Francisco beatifica o controvertido arcebispo de San Salvador, Oscar Romero, que foi morto por um franco atirador durante uma Missa no dia 24 de março de 1980.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados