Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Efemérides – 29/05


1453: – A cidade de Constantinopla é tomada pelos turcos chefiados por Maomé II, pondo dessa forma fim ao Império Bizantino.

1791: – Durante a Revolução Francesa, pela primeira vez se usa o lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, na Sociedade de Amigos dos Direitos Humanos, reunida para debater se cada soldado devia levar no peito uma placa com essas palavras.

Carlos X, rei da França, coroado em 1825 na Catedral de Reims.

1825: – Carlos X é coroado rei na Catedral de Reims.

1851: – O general argentino Justo José de Urquiza assina um tratado de aliança com o governo do Brasil e o da praça sitiada de Montevidéu, para acabar com o longo assédio que sofria essa cidade, e com a tirania do ditador argentino Rosas. Este seria derrotado no dia 3 de fevereiro de 1852, na Batalha de Caseros.

1879: – O Congresso Internacional de Geografia, celebrado em Paris, adota o projeto de Lesseps para a abertura do Canal de Suez.

1919: – Os cientistas Artur Eddington, desde a ilha de Príncipe, cerca da África, e André Crommelin, desde Sobral, no Brasil, comprovam e posteriormente confirmam a teoria da relatividade geral de Albert Einstein, mediante a observação de um eclipse solar total.

1942: – A Real Força Aérea britânica lança seu primeiro e brutal bombardeio, com 1046 aviões e 1455 toneladas de bombas, sobre Colônia, destruindo 243 hectares de casas, matando 486 civis, e deixando desabrigadas 59 mil pessoas.

1961: – Pela primeira vez depois da II Guerra, a Republica Federal da Alemanha é autorizada, pelos aliados, a construir navios de guerra.

1969: – Estala em Córdoba, na Argentina, um movimento de agitação de estudantes e operários, conhecido como o “cordobazo”, que causou a morte de 14 pessoas.

1970: – É sequestrado e depois assassinado o ex-presidente argentino Pedro Eugênio Aramburu, por um grupo que se deu a conhecer pela primeira vez como os “Montoneros”.

1979: – A Casa Branca ordena que parem todos os aviões DC-10 da companhia McDonald Douglas, depois do desastre aéreo em Chicago, que provocou a morte a mais de 200 pessoas.

1985: – No estádio Rei Balduíno em Bruxelas, antes do começo da partida final da Copa Européia de Futebol entre o Liverpool e a Juventus de Turim, os torcedores ingleses provocam uma avalanche humana, que deixa um saldo de 39 mortos e 600 feridos. Ficou conhecida como a Tragédia de Heysel.

1986: – A nova bandeira da Comunidade Européia, um círculo de 12 estrelas sobre fundo azul, é içada em frente à sede da Comissão, em Bruxelas.

– A TFP do Equador lança manifesto pela independência do Judiciário.

1988: – Começa em Moscou a quarta e última reunião de cúpula entre o presidente norte-americano Ronald Reagan e o líder soviético Mikhail Gorbatchov, na qual se assinou um acordo sobre a notificação prévia de lançamentos de mísseis intercontinentais, e outro sobre a verificação conjunta de provas atômicas.

1990: – É publicado, no Washington Times, o manifesto da TFP americana: “Santo Padre, dizei uma palavra e a Lituânia será salva!”

1996: – Divórcio escandaloso do príncipe Andrew e Sarah Ferguson.

2001: – A União Européia define o quadro legal que obriga as entidades bancárias a fornecer dados de contas e transações, para efeitos de investigação criminal.

2005: – Os franceses rejeitam, em referendo, o Tratado Constitucional Europeu, com 54,87 por cento dos votos.

2006: – A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa assina um acordo de cooperação na área do desenvolvimento com a União Econômica e Monetária da África Ocidental.

2013: – Na Turquia, centenas de manifestantes acampam entre as árvores do parque Gezi, em Istambul, impedindo que escavadoras arrasem um dos últimos espaços verdes da cidade, para construir um centro comercial.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados