Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Efemérides – 29/08


Tropas prussianas em combate na Saxônia, que deu início à Guerra dos Sete Anos, em 1756.
O General austríaco Ernst von Laudon, responsável pela campanha prussiana na Saxônia,

1756: – Frederico II ataca a Saxônia, dando início à Guerra dos Sete Anos.

1825: – Pelo Tratado do Rio de Janeiro firmado entre o Brasil e Portugal, este reconhece a independência do Brasil, conservando para D. João VI o título de “Imperador do Brasil”. Os Estados Unidos tinham sido o primeiro país a reconhecer nossa independência em maio de 1824. A Inglaterra, então potência mundial, reconheceu o Brasil somente depois que Portugal o fez.

1852: – Início da construção da primeira ferrovia brasileira, a Estrada de Ferro Mauá, oficialmente denominada Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis, que seria inaugurada em 30 de abril de 1854. Foi construída pelo Barão de Mauá.

1862: – O revolucionário Giuseppe Garibaldi, em seu intento de ocupar os Estados Pontifícios que se encontram sob a proteção francesa, é derrotado e aprisionado junto com seus guerrilheiros.

1914: – Início da Batalha de Saint-Quentin, na qual o Exército francês contra os invasores alemães.

1944: – 60.000 soldados eslovacos se voltam contra o governo nazista, no que ficou conhecido como a “Revolta Nacional Eslovaca”.

1949: – A União Soviética detona sua primeira bomba atômica.

2005: – O furacão “Katrina” arrasa grande parte de Nova Orleans e outras áreas da Luisiânia, Texas e Mississipi, provocando 1.800 mortos e milhões de prejuízos.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados