Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Elevação de espírito diante de duas catedrais


.

Catedral de Colônia e Notre-Dame de Paris, duas modalidades de catedrais, dois aspectos das almas de santos

As torres da catedral de Colônia, na Alemanha, se lançam para o ar com um élancé vigoroso, ardente e robusto, como se não tomassem na menor consideração a terra.

Em minha ótica, toda a arquitetura da catedral é bonita, mas as torres nos fazem esquecer o corpo do edifício. O que está bem concebido, pois é um dos modos de se procurar o sublime.

Sublime do quê? Do metafísico, nas suas mais altas expressões abstratas e simbólicas. Mas também do sobrenatural, naquilo que o aspecto místico possa apresentar de mais extraordinário, sem preocupação com a vida terrena e com outras coisas menos elevadas.

Assim, para satisfazer uma necessidade da alma que não depende de coisas terrenas, as torres sobem num voo. No conjunto da construção, as torres simbolizam almas e mentalidades com essa perspectiva mais elevada e contemplativa.

Entretanto há outros tipos de mentalidades que poderiam ser mais bem simbolizadas à maneira da catedral de Notre-Dame de Paris. Voltam-se também para o que há de mais alto, mas formam um só conjunto com o corpo da catedral. Eles têm uma tendência a tomar essas altas verdades e aplicá-las na ordenação da vida terrena, no quotidiano, nos aspectos temporais.

São Charbel Maklouf

São Charbel Maklouf poderia estar bem representado na linha das torres da catedral de Colônia. E São Luís IX, Rei da França, estaria mais bem representado na linha da catedral de Notre-Dame.

São Luís IX

O badalar dos sinos nos carrilhões desses dois edifícios religiosos indicaria aos nossos espíritos algo de excelente para se compreender as duas mentalidades. Estas seriam uma síntese do Reino de Maria segundo as revelações de Nossa Senhora em Fátima.

___________________________________

Excertos da conferência proferida pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em 22 de julho de 1983. Esta transcrição não passou pela revisão do autor. Fonte: Revista Catolicismo, Nº 834, Junho/2020.

Detalhes do artigo

Autor

Plinio Corrêa de Oliveira

Plinio Corrêa de Oliveira

551 artigos

Homem de fé, de pensamento, de luta e de ação, Plinio Corrêa de Oliveira (1908-1995) foi o fundador da TFP brasileira. Nele se inspiraram diversas organizações em dezenas de países, nos cinco continentes, principalmente as Associações em Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP), que formam hoje a mais vasta rede de associações de inspiração católica dedicadas a combater o processo revolucionário que investe contra a Civilização Cristã. Ao longo de quase todo o século XX, Plinio Corrêa de Oliveira defendeu o Papado, a Igreja e o Ocidente Cristão contra os totalitarismos nazista e comunista, contra a influência deletéria do "american way of life", contra o processo de "autodemolição" da Igreja e tantas outras tentativas de destruição da Civilização Cristã. Considerado um dos maiores pensadores católicos da atualidade, foi descrito pelo renomado professor italiano Roberto de Mattei como o "Cruzado do Século XX".

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados