Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Frases sobre a Restauração Religiosa e Moral do Brasil


Oferecemos a nossos leitores algumas frases e comentários do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, então Diretor do Legionário nas décadas de 30 e 40.

Como líder contra revolucionário, autor do livro Revolução e Contra Revolução, expõe ele as doutrinas, as metas e os métodos para se reconstruir esse nosso Brasil.

O caráter fundamentalmente católico é a mais importante característica da tradição nacional. Ainda está para ser feita uma História da Igreja no Brasil. No dia em que tal se fizer, e em que for possível pôr à mostra as raízes religiosas de muitos dos principais acontecimentos históricos de nosso País, ver-se-á o quanto a História oficial se empenhou em desfigurar a verdade. (quanto mais se aplica à fase Petista em que a História passou a ser sob a ótica da luta de classes)

***

Somente em uma restauração de suas tradições religiosas pode o Brasil encontrar remédio para seus numerosos males. Esta restauração, porém, não deve ser de forma nenhuma o regresso puro e simples do passado, mas a readaptação de nossa vida pública e particular aos valores espirituais eternos, e portanto de uma perene atualidade, que refulgem nas tradições de nossa História. (Vê-se quanto a CNBB está desinteressada dessa autêntica renovação das tradiçoes religiosas)

***

Não façamos dos louros de hoje a sepultura gloriosa de nossas energias de ontem – Quando todas as nações do mundo esperavam ver uma nova China (1934, uma Cuba, uma Venezuela)  na América do Sul, o Brasil se reergue de seus escombros como nova fênix. (Muito se aplica ao movimento popular que derrubou o petismo; queremos a reconstrução moral e religiosa do País)

***

Se o Brasil quiser ser a grande nação de cruzados e missionários, é por meio de uma ardente piedade marial que conseguirá essa graça. E se quiser essa graça, há de implorá-la pelos meios que a própria Virgem indicou” (em Fátima: a devoção do Coração Imaculado de Maria e a do Santo Rosário).

https://www.pliniocorreadeoliveira.info/Frases_axiomas_de_PlinioCorreadeOliveira.htm#.XhPjUEdKiUl

Detalhes do artigo

Autor

Nuno Alvares

Nuno Alvares

400 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados