Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Jacinta e Francisco, duas estrelas de primeira grandeza no Céu


Hoje celebramos os santos videntes de Fátima, Jacinta e Francisco — os mais jovens santos não mártires já canonizados pela Santa Igreja.

A pequena (grande aos olhos de Deus) Jacina faleceu em odor de santidade aos 10 anos e Francisco não tinha ainda completado 11 anos quando entregou sua bela alma a Deus.

A Irmã Lúcia ao mencionar esses seus dois primos, como consta no excelente livro “Nossa Senhora da Fátima, Aparições, Culto, Milagres”, do Pe. Luiz Gonzaga Ayres da Fonseca, S.J., escreveu sobre a “mais íntima amiga da sua infância”, afirmando “Tenho esperança de que o Senhor, para glória da Santíssima Virgem, lhe concederá (à Jacinta, mas vale também para o Francisco) a auréola da santidade. Ela era criança só nos anos. No demais sabia já praticar a virtude e mostrar a Deus e à Santíssima Virgem o seu amor, pela prática do sacrifício… É admirável como ela compreendeu o espírito de oração e sacrifício, que a Santíssima Virgem nos recomendou… Por estes e outros (fatos) sem conta, conservo dela grande estima de santidade”.

Victor Hugo, numa frase lapidar disse que “só há uma fama verdadeiramente imortal: é a dos santos da Santa Igreja Católica”. Assim, podemos dizer que Santa Jacinta e São Francisco de Fátima são as crianças mais célebres de Portugal, talvez do mundo. Imortais no Céu, evidentemente, mas também na Terra!

Encerramos esse post com um comentário feito pelo Dr. Plinio Corrêa de Oliveira, no dia 13 de outubro de 1971:

“Francisco e Jacinta são os intercessores naturais para se obter de Nossa Senhora que venha logo o Reino de Maria. Que os meninos de Fátima comecem a nos transformar, dando-nos os dons que eles receberam, que eles velem especialmente sobre aqueles que têm a missão de pregar a Mensagem de Fátima”.

Detalhes do artigo

Autor

Paulo Roberto Campos

Paulo Roberto Campos

217 artigos

Jornalista (MTB 83.371/SP), colabora voluntariamente com a Revista "CATOLICISMO" (mensário de Cultura e Atualidades) e com a "ABIM" (Agência Boa Imprensa).

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados