Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Marco Aurélio Garcia, o próximo Carnaval e o Bloco do Mercosul

Por Dr. Adolpho Lindenberg

2 minhá 9 anos


Marco Aurélio Garcia
Marco Aurélio Garcia

A PTP – Parceria Trans Pacífico – reunindo 12 países e representando 40% do PIB  mundial, incluindo entendimentos em curso para formar uma interdependência econômica entre a Europa e a América do Norte, comprovam a pujança e a liderança dos Estados Unidos no intercambio econômico mundial.

O embaixador Rubens Barbosa acaba de publicar um artigo mostrando o quanto esse acordo deveria “acender uma luz amarela no Brasil, que há 13 anos vem se emaranhando em opções estratégicas equivocadas no comércio exterior e na política externa”. Barbosa acrescenta: “Sob forte influência político-partidária, essas opções se desdobram em políticas que isolaram o Brasil das negociações comerciais globais e estão acarretando um custo para a balança comercial com a queda das exportações e das importações. Os preconceitos antiglobalização e a prioridade SUL-SUL marginalizaram o Brasil dos entendimentos para negociações com países comercialmente relevantes fora da região”.

Noutras palavras, os preconceitos socialistas, terceiro mundistas, bolivarianos, de nosso governo petista o levaram a aliar-se com Cuba, com a Venezuela e com a Argentina formando o Bloco do Mercosul, digno de desfilar no próximo Carnaval com figuras de Fidel, Peron e Castro.

O Governo Dilma corta custos, jura que quer um ajuste fiscal e  afirma evitar políticas demagógicas de alto custo no futuro. Dilma promete mais isto,  e mais aquilo, menos afastar Marco Aurélio Garcia,  arqui- inimigo dos EUA  e destaque do Bloco das republiquetas petistas-chavistas da América do Sul.  Compreende-se que afinal a esquerda, quando acuada, manifesta uma solidariedade quase digna de elogios. O que não se entende é porque a oposição, incluindo revistas como a Veja, que valentemente apontam os desacertos do atual governo,  parecem ignorar o fautor dos descalabros que há anos vem assolando nossa política exterior.

Pobre Itamaraty, até um passado recente reconhecido internacionalmente por sua classe, alto padrão de serviços, liderança cultural e representatividade dos mais elevados valores de nosso país, transformou-se hoje num instrumento de difusão de ideologias que o mundo civilizado considera como resquícios do passado.

Detalhes do artigo

Autor

Dr. Adolpho Lindenberg

Dr. Adolpho Lindenberg

15 artigos

Dr. Adolpho, engenheiro e fundador da CAL (Construtora Adolpho Lindenberg), é Presidente do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira.

Categorias

Esse artigo não tem categoria

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados