Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Médicos alertam sobre Facebook: perigo de depressão


Dra. Gwenn O’Keefe
Dra. Gwenn O’Keefe

A Academia Americana de Pediatras (AAP) alerta sobre riscos de forte depressão em jovens sensíveis à internet.

O uso da Internet pode causar danos a jovens, segundo a opinião da pediatra Gwenn O’Keefe, de Boston. Particularmente sensíveis são aqueles jovens propensos à insegurança. Eles tendem a olhar longamente fotos de pessoas em festas e reuniões amistosas. Caso não consigam imitá-los são tomados por melancolia, previne a autora das directrizes da AAP a respeito do uso da Internet.

O fato de que gestos e movimentos corporais das pessoas não apareçam em Facebooks faz com que eles deem da realidade um quadro grosseiramente distorcido. A linguagem corporal permite melhor compreender uma situação humana. Assim acontece que muitos usuários da Internet caem em profunda aflição, caso não possuam tantos amigos quanto outros que se manifestam em páginas do Facebook, caso não viajem frequentemente ou não façam muita coisa na vida. Então, apenas presenciar o que amigos realizam enquanto eles ficam imóveis, causa-lhes depressão.

“No total trata-se de uma grande competição de popularidade. Ganha aquele que tem o maior número de amigos ou ostenta o maior número de fotos em sua página web”, diz uma estudante de 16 anos.

“Os pais devem tomar consciência do perigo da depressão através do Facebook e conversar a respeito com seus filhos. O mesmo conselho é válido quando se trata da internet-mobbing ou da crescente propagação do sexo, tal como o envio por SMS de fotos ostentando pessoas despidas”, aconselha a revista “Pediatrics”.

Detalhes do artigo

Autor

Mathias von Gersdorff

Mathias von Gersdorff

42 artigos

Economista, jornalista e ativista pró-vida, escreveu diversos livros e é diretor da campanha "Crianças em Perigo" da Associação Alemã pró-Civilização Cristã.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados