Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

No Pátio do Colégio, homenagem a Plinio Corrêa de Oliveira


Após a Missa Pontifical celebrada por Dom Athanasius Schneider, no dia 3 de outubro no Mosteiro de São Bento, realizou-se um desfile iniciado naquele Mosteiro até o Pátio do Colégio, no centro da capital paulista — cidade-berço do fundador da TFP brasileira, o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira.

Como se poderá observar nas fotos, muitos dos movimentos presentes ao desfile são de outros países (27 no total). Delegações desses movimentos vieram a São Paulo a fim de participar dos atos em memória do 20º ano do falecimento do Prof. Plinio.

Dom Bertrand (à esq.) com o Duque Paul de Oldenburg (à dir.) com dois de seus filhos
Dom Bertrand (à esq.) com o Duque Paul de Oldenburg
(à dir.) com dois de seus filhos

De fora do Brasil, além de Dom Schneider, destaco especialmente a presença do Duque Paul de Oldenburg — membro da TFP alemã e responsável em Bruxelas pelo Bureau de representação da Federação Pro Europa Christiana— com dois de seus filhos pequenos, os duques Kiril e Carlos [na foto, ao lado do Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança].

No público do centro da pauliceia, despertou especial atenção a delegação da TFP norte-americana que atraiu os presentes com sua fanfarra, parte dela composta por tocadores de gaita-de-foles com o kilt completo — tradicionais trajes típicos da Escócia.

Causou também muita admiração a imagem milagrosa de Nossa Senhora de Fátima, que já retornou aos Estados Unidos. Ela foi portada num andor durante todo o cortejo [foto abaixo].

O desfile, organizado pelo Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, encerrou-se no Pátio do Colégio, centro histórico da cidade. Exatamente naquele local, em 25 de janeiro de 1554, Anchieta — o santo missionário cognominado “Apóstolo do Novo Mundo” — fundou a “Vila de São Paulo”, consagrada ao “Apóstolo das Gentes”.

Imagem milagrosa de Nossa Senhora de Fátima
Nossa Senhora de Fátima

No encerramento, alguns dos jovens representantes de entidades presentes discursaram. Eles manifestaram sua gratidão a Plinio Corrêa de Oliveira pela orientação no combate ideológico, segundo os ideais contra-revolucionários, pela restauração dos grandes valores da civilização cristã. E também manifestaram seu firme propósito de continuar a “Cruzada” delineada pelo homenageado — muito justamente considerado por eles como “nosso mestre, modelo e guia”.

_______

Obs.: Os estandartes e capas rubras ostentados por alguns dos presentes a estes eventos de homenagem a Plinio Corrêa de Oliveira são símbolos das associações estrangeiras a que se filiam, e NÃO de qualquer entidade brasileira.

Obs.2: Seguem as fotos do cortejo desde o Mosteiro de São Bento até o Pátio do Colégio. Click na primeira imagem para percorrer, com a setinha de seu teclado, a “galeria” de fotos.

Detalhes do artigo

Autor

Paulo Roberto Campos

Paulo Roberto Campos

217 artigos

Jornalista (MTB 83.371/SP), colabora voluntariamente com a Revista "CATOLICISMO" (mensário de Cultura e Atualidades) e com a "ABIM" (Agência Boa Imprensa).

Categorias

Esse artigo não tem categoria

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados