Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

“Ó Pátria amada, que de tua glória resta?”


Untitled-1

A propósito do “Dia da Pátria” que celebramos neste 7 de setembro — há 194 anos da memorável proclamação da independência do Brasil pelo Príncipe Regente Dom Pedro I —, transcrevemos abaixo uma redação de um menino.

Sr-Dr-Plinio-BN098-de-marinero-215x300O professor de português de Plinio Corrêa de Oliveira — quando este contava apenas 11 anos e estudava no Colégio São Luiz, que ainda hoje funciona no mesmo local na Av. Paulista — determinou, como exercício escolar, que os alunos escrevessem uma redação com o tema “PÁTRIA”.

O primoroso texto (fac-símile abaixo) é datado de 20 de abril de 1920 e foi por décadas guardado, entre diversos outros, com todo carinho pela senhora mãe do Prof. Plinio, Dona Lucília Ribeiro dos Santos Corrêa de Oliveira (1876 – 1968).

A Pátria

Ó Pátria amada, que de tua glória resta? As ondas do mar contam-me, quantas vezes teus navios sulcaram sua tona carregados de louros. Choraram teu manto de rainha o Ganges, o Tigre. Tão temida outrora, e hoje ninguém te receia! Adormecida sobre as tuas passadas glórias, só um monumento resta que as atesta: Os Lusíadas! Dizem em vão os lisboetas que, quem não viu Lisboa não viu cousa boa. Em 1500 estendeu os seus braços imensos a uma vastíssima região que denominou: Vera Cruz (mais tarde Brasil). Ó Pátria amada onde está essa glória?

20-IV-1920

Plinio Corrêa de Oliveira 

Patria

Detalhes do artigo

Autor

Paulo Roberto Campos

Paulo Roberto Campos

217 artigos

Jornalista (MTB 83.371/SP), colabora voluntariamente com a Revista "CATOLICISMO" (mensário de Cultura e Atualidades) e com a "ABIM" (Agência Boa Imprensa).

Categorias

Esse artigo não tem categoria

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados