Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Resgatando o Brasil para Maria: Dia Nacional do Rosário

O mês de outubro, dedicado a Nossa Senhora do Rosário, ganha novo realce com a aprovação pela Câmara Federal, em Brasilia do Dia Nacional do Rosário.

Por Marcos Machado

3 minhá 1 ano — Atualizado em: 10/28/2023, 11:31:01 AM


Resgatando o Brasil para Maria: Dia Nacional do Rosário

A autora do projeto Simone Marqueto e o relator Luiz Gastão comemoram o triunfo do Rosário

Índice

  1. Uma prática secular se amplia

O projeto de Lei 4943/23, de autoria da Deputada Simone Marquetto cria o Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria, a ser celebrado anualmente em 7 de outubro, festa de Nossa Senhora do Rosário. A proposta será enviada ao Senado, comenta ACIDITAL.

Esta data irá unir todos os católicos apostólicos romanos de nosso país e iremos resgatar nossa fé.
Deputada Simone Marquetto (MDB-SP), autora do projeto
[o rosário] é uma prática de devoção amplamente difundida na cultura religiosa do Brasil. [...] por séculos, [o rosário] tem sido um símbolo de fé, esperança e proteção para os crentes, proporcionando conforto espiritual e orientação em momentos de adversidade.
Deputado Luiz Gastão (PSD-CE), relator do projeto

Uma prática secular se amplia

É a São Domingos que se deve o Rosário como hoje o possuímos, bem como a propagação de devoção tão salutar. Foi o fundador dos Pregadores que aos Padre-Nossos e Ave-Marias, junto a meditação sobre as alegrias, dores e triunfos da Virgem Mãe nos deu o Santo Rosário.

No século XIII os albigenses infestavam todo o norte da Itália e sul da França, afastando os fiéis da Igreja e colocando-os no caminho da perdição. Em vão pregou São Domingos contra os erros da heresia. Um dia em que orava angustiado à Virgem Mãe de Deus lhe viesse em auxílio na sua campanha pela Igreja e pelas almas, Maria Santíssima apareceu-lhe e ordenou-lhe que propagasse o Santo Rosário, como arma singular contra erros e vícios. E, realmente, a reza do SS. Rosário atraiu os fiéis às meditações dos mistérios da vida de Jesus Cristo e de Maria Santíssima, rezados pelos albigenses, meditação eficaz, pois seguiu-se-lhe um reflorescimento da Fé e melhoria dos costumes. Tornou-se então o Rosário a devoção popular, o ABC da salvação para os iletrados, o compendio prodigioso dos SS. Evangelhos e da vida católica para todos os fiéis.
Nosso representante, Sr Nelson Barreto, com a deputada Simone Marqueto na solenidade que homenagia a Generalissima do Exército Brasileiro, Nossa Senhora AparecidaNosso representante, Sr Nelson Barreto, com a deputada Simone Marqueto na solenidade que homenagia a Generalissima do Exército Brasileiro, Nossa Senhora Aparecida

Resgatando o Brasil para Maria

Importa, pois, muitíssimo ao fiel honrar a Maria Santíssima com devoção terna, filial, sólida, utilizando os meios que melhor contribuam para manter em sua alma os sentimentos de amor verdadeiro e veneração profunda à Santa Mãe de Deus. 

A História registra que depois da vitória de São Domingos (pregando o Rosário) sobre os albigenses, a Santa Igreja sempre recorreu a esta arma poderosíssima contra todos os seus inimigos. Além da vitória de Muret contra os albigenses (1213), protegeu o Santo Rosário as armas católicas contra os turcos em Lepanto (7 de outubro de 1571), em Viena (1683), em Ceuta (1697) e em outros pontos.

A iniciativa da Deputada Simone Marquetto, a ação do relator deputaddo Luiz Gastão levaram a bom termo esse projeto de Lei instituindo o Dia Nacional do Rosário, a ser comemorado no 7 de outubro.

Aos católicos brasileiros cabe agora exercer seu direito — como eleitor — de pressionar os senhores senadores para a aprovação desse projeto. Vamos resgatar o Brasil para Maria Santíssima.

A recristianização da Terra de Santa Cruz, passa por Aparecida.

Mãos à obra, católicos brasileiros. Parabéns à deputada Simone Marquetto e ao Relator Luiz Gastão.

Links

Detalhes do artigo

Autor

Marcos Machado

Marcos Machado

492 artigos

Pesquisador e compilador de escritos do Prof. Plinio. Percorreu mais de mil cidades brasileiras tomando contato direto com a população, nas Caravanas da TFP. Participou da recuperação da obra intelectual do fundador da TFP. Ex aluno da Escola de Minas de Ouro Preto.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados