Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Sínodo da Amazônia, “Sabedoria Ancestral” e a verdadeira Religião Primitiva

Por Marcos Machado

5 minhá 5 anos — Atualizado em: 10/16/2019, 7:29:43 AM


Os promotores do Sínodo da Amazônia têm propagado — e a midia faz eco — da chamada “sabedoria ancestral” dos povos indígenas. Fazem disso um dos pilares da “nova civilização” ecológica para a qual nós, católicos batizados, deveremos nos converter.

Sabedoria ancestral é uma palavra-talismã que insinua a Religião Primitiva dada por Deus aos Patriarcas

“Sabedoria Ancestral” é uma palavra talismã — “cujo mero enunciado desperta uma constelação de conceitos aparentemente afins” — entre eles, destacamos a sabedoria primitiva, a retidão natural, a lei natural que eram próprias à Era Patriarcal: Adão, Set, Melquisedec, Abraão etc.   Nada de mais falso, como veremos abaixo, afirmar que as tribos indígenas tenham algo semelhante à Religião Primitiva.

O Prof. Plinio Corrêa de Oliveira prevê, informa e alerta em seu livro que o tribalismo indígena é o ideal comuno-missionário para o Brasil do século XXI. O Sínodo Pan Amazônico retoma e amplia os erros ali denunciados.

(Baixe o pdf gratuitamente) https://www.pliniocorreadeoliveira.info/Tribalismo_c_capa_live_index.pdf

Ensina o conhecido Pe. Hilaire, em seu livro “A Religião Demonstrada”, em que consistia a Religião Primitiva, ou seja, aquela praticada pelos Patriarcas, no Antigo Testamento.

                  O que era Religião Primitiva?      

 “Na Religião Primitiva, existem os três elementos constitutivos de toda Religião: dogma, moral e adoração”.

1º Dogma. – As principais verdades que foram objeto da Revelação Primitiva são:

– “A existência de um Deus, Criador de todas as coisas.

– O governo do mundo por sua Providência.

– A existência de bons e maus anjos.

– A criação do homem à imagem de Deus.

– A imortalidade da alma, a recompensa dos justos e o castigo dos iníquos em uma vida futura.

– O destino sobrenatural do homem.

– a ajuda da graça; significa alcançar esse fim sublime.

– A queda do primeiro homem e o pecado original

– Finalmente, a esperança de um Redentor ou Messias”.

 — Vê o leitor alguma semelhança da Religião Primitiva com as crenças tribais?  Diz a Sagrada Escritura que “os deuses dos pagãos são demônios”. (Sl 95-5)

2o. Moral. – A moral da religião primitiva incluía:

“- A lei natural, formulada mais tarde no Decálogo.

– A obrigação de cuidar de Deus pelas virtudes sobrenaturais da fé, esperança e caridade.

– Alguns preceitos positivos, como: os sacrifícios oferecidos como figura da Redenção;

– A santificação do sétimo dia;

– A instituição da família e a indissolubilidade do casamento”.

— Novamente perguntamos: há alguma semelhança da Moral Patriarcal com a moral pagã de nossos povos indígenas?

3o. Culto:

– “O culto da religião primitiva consistia em oração e sacrifício. Em honra de Deus, foram erguidos altares, nos quais foram oferecidos sacrifícios cruentos e incruentos, como prefigura do grande sacrifício com o qual o Salvador deveria redimir o mundo.

Os sacerdotes da religião primitiva eram os pais ou o primogênito. Eles tiveram o cuidado de preservar a religião, ensiná-la à família e cumprir as funções do sacerdócio.

Tanto em crianças quanto em adultos, o pecado original foi apagado com algum sinal de fé, pelo menos implícito, no futuro Redentor.

O perdão dos pecados atuais foi obtido através da contrição perfeita”.

 — Adão, Set, Melquisedec, Abrãao, Isaac, Jacó foram Patriarcas tementes à Deus. Ofereceram o culto ao Deus Verdadeiro, os sacrifícios de vítimas (nunca humanos) pré figuras do Santo Sacrifício do Calvário. Melquisedec chegou a oferecer pão e vinho (gen 14;18-20.

  •                                                             * * *
  •     Fica, pois, demonstrada a profunda diferença entre a Religião Primitiva — dada por Deus aos Patriarcas, a começar por Adão — e os costumes, as práticas religiosas pagãs, as cerimônias indígenas.  A chamada “sabedoria ancestral” — tão declamada pelos neo missionários progressistas — dos povos indígenas inclui também o infanticídio, canibalismo, violação dos Mandamentos da Lei de Deus.
  •     No Sínodo da Amazônia dois bispos se levantaram a confirmar a prática do infanticídio entre alguns povos indígenas.https://ipco.org.br/sinodo-e-infanticidio-indigena-dois-bispos-contradizem-o-cardeal-barreto/
  •     À Igreja Católica, fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo, foi dada este Mandato: “Ide e evangelizai todos os povos” batizando-os em nome do Padre, do Filho e do Espírito Santo.
  •     O Pe. Manoel da Nóbrega, São José de Anchieta e quantos outros missionários esgotaram sua vida, seu vigor, sua abnegação em favor dos povos indígenas. Catequizaram, civilizaram, aprimoraram nossos silvícolas.
  •    Chama a atenção que os Santos Missionários brasileiros ou latino-americanos não tenham sido escolhidos como Patronos pelo Sínodo Pan Amazônico! Estará mesmo o Sínodo endereçado à salvação eterna dos nossos povos indígenas?

Detalhes do artigo

Autor

Marcos Machado

Marcos Machado

492 artigos

Pesquisador e compilador de escritos do Prof. Plinio. Percorreu mais de mil cidades brasileiras tomando contato direto com a população, nas Caravanas da TFP. Participou da recuperação da obra intelectual do fundador da TFP. Ex aluno da Escola de Minas de Ouro Preto.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados