Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Vídeo: Entrevista de José Antônio Ureta sobre seu livro: A “mudança de paradigma” do Papa Francisco


Disponibilizamos acima o vídeo da entrevista de nosso colaborador José Antônio Ureta apresentando o seu livro: “A ‘mudança de paradigma’ do Papa Francisco: continuidade ou ruptura na missão da Igreja?”


Declaração IPCO – Ante a “mudança de paradigma” do Papa Francisco: Resistir como São Paulo ensina

Há 44 anos, o pensador católico brasileiro Plinio Corrêa de Oliveira sentiu-se no dever de tomar uma posição pública em face da détente da Santa Sé com os governos comunistas da época. Ele o fez através do documento intitulado: A política de distensão do Vaticano com os governos comunistas. Para a TFP: – Omitir-se ou resistir? Era um momento ápice da Guerra Fria, quando a ideologia vermelha estava conquistando consideráveis partes do planeta.  À luz da História, o alçar dessa voz de respeitosa resistência à autoridade eclesiástica constituiu um gesto de grande clarividência.

[…]

No presente contexto, o IPCO julga necessário analisar e discernir os limites inerentes a pronunciamentos não revestidos da fórmula “ex cathedra”, ou que simplesmente não concernem diretamente à Missão confiada por Jesus a seus apóstolos. A mencionada declaração de 1974 ressaltava que a assistência assegurada pelo Espírito Santo ao Papa, para que este possa falar com o privilégio da infalibilidade, obedece a demarcações bem definidas pelo Concílio Vaticano I, fora das quais “em certas matérias ou circunstâncias a fraqueza a que estão sujeitos todos os homens pode influenciar e até determinar [a] atuação [do Papa]”.

É com este decisivo pressuposto que o Instituto Plinio Corrêa de Oliveira apresenta hoje o livro de seu colaborador José Antonio Ureta, intitulado A “mudança de paradigma” do Papa Francisco: – Continuidade ou ruptura na missão da Igreja? – Balanço quinquenal de seu pontificado.

Leia a íntegra

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados