Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Xi Jinping define a “sinicização”: ame o Partido, ame o socialismo


Novas Diretrizes sobre Sinicização da Religião: “Ame o Partido, Ame o Socialismo”
“Forças hostis estrangeiras e forças extremistas usam a religião para se infiltrar e sabotar nosso país.” A resposta: Sinicização mais “científica” e “marxista”.

Como ver o Acordo Vaticano-Pequim na ótica da sinicização? Deixará a Igreja Católica, na China, almodar-se pelas imposições do PCCh? Graças a Deus, uma boa parte da Igreja Subterrânea resiste à perseguição movida por Xi Jinping contra o Catolicismo.

Ame o Partido acima da Religião

“As diretrizes foram publicadas em 21 de março de 2022, no “Study Times”, órgão da Escola do Partido do Comitê Central do Partido Comunista Chinês (PCCh). Os pastores foram claramente informados de que este não é apenas um artigo teórico, mas as diretrizes devem ser fielmente estudadas e implementadas.

As diretrizes, como escreve Wang, vêm diretamente do discurso de Xi Jinping na Conferência Nacional sobre Trabalho Relacionado a Assuntos Religiosos de dezembro de 2021, onde Xi “respondeu profundamente às perguntas sobre como entender a religião e como lidar com questões religiosas” e “forneceu diretrizes para o trabalho religioso do Partido”. A chave para este trabalho continua sendo a “sinicização”, descrita como “uma importante declaração inovadora feita pelo secretário-geral Xi Jinping sobre o trabalho religioso, uma importante medida estratégica para guiar ativamente a religião para se adaptar à sociedade socialista e uma importante tarefa histórica para os religiosos do Partido”. trabalhar.”

Jinping nas trilhas de Marx e Engels

A sinicização, lemos, “se conforma às leis de sobrevivência e desenvolvimento das religiões” estabelecidas por Marx e Engels de uma vez por todas. O estudo burguês da religião “simplesmente usa fatores espirituais para explicar fenômenos religiosos”. Pelo contrário, o marxismo considera a religião como um “produto” de fatores materiais, “o produto do desenvolvimento da sociedade humana em um determinado estágio”.

Não há como negar que Marx e Engels enfatizaram que as religiões desempenharam vários “papéis negativos” na história humana. Isso é especialmente verdade, diz o documento, quando religiões estrangeiras colonizam outro país; e na China, entre as cinco religiões autorizadas, apenas o taoísmo é genuinamente chinês, enquanto o budismo, o islamismo, o protestantismo e o catolicismo foram importados do exterior.

Instrumentalizar a religião a serviço do comunismo

No entanto, diz o texto, engana-se quem acredita que Marx e Engels só viam aspectos negativos na religião. Em vez disso, eles viam a religião como “um fenômeno social em que tanto o positivo quanto o negativo coexistem”.

O positivo na religião é o papel que ela pode desempenhar como ferramenta para acompanhar o progresso da sociedade de um estágio para o seguinte. Ou seja, na “evolução” a religião acompanha e fortalece o processo revolucionário. Frei Boff, a TL são aplicações disso ao Ocidente.

Nos estágios em que os crentes religiosos ainda estão presentes, as religiões devem orientá-los a desempenhar um papel progressista e não reacionário. Na China, estamos agora no estágio socialista (ainda não no comunista final) e o papel positivo que as religiões podem desempenhar é orientar aqueles que acreditam nelas a se adaptarem a uma “sociedade socialista” e abraçarem os “valores socialistas”. Como na China a maioria das religiões veio do exterior, o que as tornou problemáticas, esse processo em que as religiões se reformam e se tornam forças auxiliares do socialismo foi cientificamente formulado por Xi Jinping como “sinicização”.

De fato, afirma o documento, o presidente Mao já “orientou e promoveu grandes reformas nos círculos religiosos de nosso país”, colocando-os “no caminho correto para se adaptar à sociedade socialista”. Deng Xiaoping ainda “explorou a maneira correta de lidar com questões religiosas à luz das profundas mudanças em nossa sociedade e da nova situação no campo da religião”. Mas, embora passando por diferentes fases, “orientar ativamente a religião para se adaptar à sociedade socialista é o objetivo fundamental do trabalho religioso, e tem alcançado resultados positivos”.

A teoria científica da Sinicização, diz o documento, foi criada por Xi Jinping em 2015 e está sendo continuamente promovida, elaborada e implementada. Guiado, o documento quer reiterar, pelas teorias e Marx e Engels, Xi disse às religiões que o fato de já terem feito esforços para se adaptar a uma sociedade socialista não é suficiente. “Adaptação no passado não significa adaptação no presente, e adaptação no presente não significa necessariamente adaptação no futuro.”

Religião somente se aceitar o socialismo

Nem todas as religiões, explica o documento, podem ser sinicizadas. Aqueles que “copiariam o modelo de ensino estrangeiro, tomariam os valores estrangeiros como padrão, e até mesmo aceitariam as ordens e dominação de forças estrangeiras” são irreformáveis. Pior, “forças hostis estrangeiras e forças extremistas usam a religião para se infiltrar e sabotar nosso país”, tentam “conduzir nossas religiões em uma direção que se desvia do caminho do socialismo”, criam “caos” (recentemente uma palavra favorita de Xi Jinping) , e se tornar parte de um “complô político para deter a China e subverter a China”.

As religiões que se recusam a seguir a “direção política correta” devem ser resolutamente suprimidas e erradicadas. De fato, “somente as religiões compatíveis com a sociedade socialista e sinicizadas podem contribuir para a estabilidade de nossa sociedade”.

***

A esta altura perguntamos que papel faz o Acordo Vaticano-Pequim? O Vaticano aceita que a Religião Católica na China siga a “direção política correta”? Aceita que o Catolicismo seja sinicizado?

Por que o PCCh fundou a igreja patriótica? Como se sabe, pelo Acordo, o Vaticano aceitou bispos dessa igreja comunista e validou a consagração deles.

O PCC fará o que for necessário para “fortalecer a orientação ideológica e política dos círculos religiosos”, “melhorar a consciência política dos círculos religiosos” e “orientar a comunidade religiosa a apoiar a liderança do Partido Comunista Chinês e o sistema socialista”. , unir-se em torno do Comitê Central do Partido com o camarada Xi Jinping no núcleo e seguir firmemente o caminho do socialismo com características chinesas”.

Nossa Senhora, imperatriz da China, liberte o quanto antes o povo chinês desse jugo comunista.

Fonte: https://bitterwinter.org/new-directives-on-sinicization-of-religion-love-the-party-love-socialism/

Detalhes do artigo

Autor

León de La Torre

León de La Torre

262 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados