Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

10/04 – Santa Maria della Quercia (Nossa Senhora do Carvalho), Domingo de Ramos


A ‘Pasqua del Macellaio’ ou Páscoa do Açougueiro é uma festa tradicional que ocorre em Roma todos os anos no Domingo de Ramos, organizada pela ‘Confraternita di Santa Maria della Quercia dei Macellai di Roma” (Fraternidade de Nossa Senhora do Carvalho dos açougueiros de Roma).

Especialmente na Idade Média, a Igreja estimulou muito a formação dessas associações de ofício que tinham por um dos mais importantes fins ajudar os membros mais necessitados de suas categorias. As “Confraternite” se diferenciavam em três tipos: “Confraternite di Mestieri”, grupo de pessoas com a mesma profissão, “Confraternite Devozionali”, grupo de pessoas com a mesma devoção ou forma de piedade, como à Eucaristia ou devoção à Virgem Santíssima ou à Santos específicos, e por fim, “Confraternite dei Penitenti”, grupo que desenvolvia as mesmas formas de penitência, incluso assistência aos hospitais e aos moribundos.

Por isso, a “Confraternita” dos açougueiros de Roma surgiu em 1432, e desde ao menos 1527, seu ponto de reunião é a igreja de Santa Maria della Quercia (Nossa Senhora do Carvalho), padroeira dos açougueiros.

Ivan Rafael de Oliveira
Fontes:
https://www.voupraroma.com/domingo-de-ramos-em-roma/
Foto: Madonna della Quercia – Roma

Detalhes do artigo

Autor

Ivan Rafael de Oliveira

Ivan Rafael de Oliveira

65 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados