Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Celebração do amor-próprio, “casamento sologâmico” e suicídio

Por Jurandir Dias

3 minhá 5 anos — Atualizado em: 7/21/2019, 1:32:24 AM


Deus criou Adão e Eva, os abençoou, e disse-lhes: “Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei e subjugai a terra!” (cf. Gn 1,28). Desse modo, o verdadeiro casamento tem dois sentidos no plano divino: unitivo e procriativo. Entretanto, parece estar surgindo um novo tipo de “casamento”  chamado sologâmico, ou seja, consigo mesmo.

Americana de 37 anos diz ser casada com a Torre Eiffel

A ideia choca qualquer pessoa de bom senso, mas vai muito além. Há pessoas que se “casam” até com objetos, robôs e animais. Uma mulher se “casou” com a Torre Eiffel em Paris.[1]

Recentemente, duas mulheres se “casaram” consigo mesmas. A primeira foi uma empresária mineira, divorciada. Ela preparou uma festa para mais de cem convidados para assistir o seu “casamento”. “Eu resolvi casar comigo por causa da minha história, de eu ter chegado ao ponto de compreender que, em primeiro lugar, eu sou a pessoa mais importante da minha vida”, declarou.

O evento foi celebrado em uma Praça de Belo Horizonte e seguiu os ritos de um casamento monogâmico, com adaptações. A empresária se dirigiu sozinha para o “altar” e foi recebida pela filha. Uma amiga foi a celebrante e os votos foram pronunciados diante de um espelho em que promete se amar e se respeitar até a eternidade. Os convidados receberam espelhos diante dos quais também fizeram um voto coletivo de amor-próprio.

Outro caso, mais recente, é o da “blogueira” Alinne Araújo, que, após o noivo ter desistido do casamento, se “casou” consigo mesma no dia 13 p.p. e se suicidou dois dias depois. “Meu noivo simplesmente sumiu. E ele não vai aparecer na minha festa, que já está paga. Então eu vou casar comigo mesma”, declarou.

A mãe da “blogueira”, assim se expressou em uma emissora de TV, após o suicídio da filha: “Quando ela aceitou casar com ela mesma, eu sabia que o resultado viria depois. Tanto que nem fui trabalhar, fiquei de olho nela depois do casamento. Eu deitada de um lado e ela do doutro. Tomei remédio para descansar, porque estava duas noites sem dormir. Ela esperou o momento que eu cochilei, foi para o quarto e se jogou da janela”.

 O verdadeiro amor a nós mesmos consiste na preservação e aperfeiçoamento de nossa vida espiritual e moral, porque fomos criados à imagem e semelhança de Deus. O amor de si mesmo só é legítimo quando tem por fim o amor de Deus e a Ele está subordinado.

Segundo Santo Tomás de Aquino, “nem todos os homens pensam ser o que eles são, pois o principal no homem é a alma racional e o que é secundário é a natureza sensível e corporal: a primeira é chamada pelo Apóstolo de ‘homem interior’, e a segunda de ‘homem exterior’ (cf. 2 Cor 4, 16). Os bons apreciam em si mesmos, como principal, a natureza racional, ou o homem interior, e por isso consideram-se como sendo o que são. Mas os maus creem que o principal neles é a natureza sensível e corporal, ou o homem exterior. Por essa razão, não se conhecendo bem a si mesmos, eles não se amam verdadeiramente, mas amam somente o que julgam ser.  Ao contrário, os bons, conhecendo-se verdadeiramente a si mesmos, amam-se de verdade.” (Suma Teológica, II-II, q. 25, a. 7)[2]

O “casamento sologâmico” – e outras formas de união que visam satisfazer o amor-próprio ou a sensualidade –  é, pois,  a celebração delirante do egoísmo e vai contra a finalidade do verdadeiro casamento como Deus o instituiu, ou seja, entre um homem e uma mulher.


[1] https://www.youtube.com/watch?v=3UZSA89Mhg8

[2] https://ipco.org.br/selfies-narcisismo-e-amor-verdadeiro-de-si-mesmo/

Detalhes do artigo

Autor

Jurandir Dias

Jurandir Dias

130 artigos

(jornalista MTb 81299/SP) colabora voluntariamente com o site do IPCO.

Categorias

Tags

Esse artigo não tem tag

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados