Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Efemérides 05/09


Defesas francesas, em posição de combate, durante a Segunda Batalha do Marne, em 1914.

1793: – Durante a diabólica Revolução Francesa, a Convenção Nacional começa o Período do Terror, marcado por dez meses de repressões sistemáticas e execuções em massa na guilhotina dos “inimigos da Revolução”. Esse período, que começou neste dia com a queda dos moderados “girondinos”, terminou em 27 de julho de 1794 com a prisão de Robespierre, líder dos “jacobinos”.

Soldados britânicos carregam colega ferido para a retaguarda, enquanto alguns aliados franceses observam. 05 de Setembro, na Segunda Batalha do Marne.

1914: – Têm início a Segunda Batalha do Marne. No nordeste de Paris, os franceses atacam e derrotam as forças alemãs que estavam avançando para a capital.

1961: – O socialista João Goulart volta ao Brasil após viagem à China para ser empossado como presidente da República.

1968: – A TFP chilena condena a invasão russa na Checoslováquia, e lamenta que o Cardeal de Santiago tenha proibido Missa por aquele país.

1976: – O L’Osservatore Romano publica declaração caluniosa de D. Arns e de seus oito bispos auxiliares à TFP.

1991: – É enviada pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em nome da TFP, uma carta ao Presidente Vytautas Landsbergis, da Lituânia, apoiando a formação de um tribunal de Nüremberg para os crimes do comunismo.

– Na Rússia, depois de aprovar a primeira declaração de direitos humanos e liberdades na União Soviética e dar lugar à Comunidade de Estados Independentes, dissolve-se o Soviete Supremo da URSS.

1998: – É lançada a 4ª edição do livro de cabeceira dos membros da TFP, “Revolução e Contra-Revolução”, do presidente de seu Conselho Nacional, no III Congresso nacional de Correspondentes e Esclarecedores da entidade, em São Paulo. Nesse mesmo dia, no ano seguinte, faleceria D. Geraldo de Proença Sigaud, um dos autores de “Reforma Agrária – Questão de Consciência”, que se afastara da TFP e de seus dirigentes.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados