Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Efemérides – 15/08


1248: – É lançada a pedra fundamental da Catedral de Colônia, construída para abrigar as relíquias dos Reis Magos. A construção foi terminada em 1880.

Ilustração representando a conquista de Malaca, na Malásia, por Afonso de Albuquerque, em 1511.

1511: – Afonso de Albuquerque conquista Malaca, a Portugal.

1534: – Santo Inácio de Loyola e seis companheiros fazem os votos inciais, levando à criação da Companhia de Jesus.

1549: – São Francisco Xavier desembarca em Kagoshima, no Japão, iniciando seu apostolado neste país.

1823: – A província do Pará adere à independência do Brasil, um ano depois deste ter se tornado independente de Portugal.

1906: – O papa São Pio X publica a encíclica Gravissimo officii, contra a Lei de Separação da Igreja e do Estado promulgada na França.  

1948: – A Coréia é dividida em Coréia do Norte, comunista, e a Coréia do Sul, aliada ao Ocidente, separadas pelo paralelo 38º N.

1950: – O papa Pio XII proclama o dogma da Assunção da Virgem aos Céus.

1969: – Em um campo no povoado de Bethel, nos Estados Unidos, começa o festival de Woodstock, com uma afluência de mais de 300 mil jovens. O mesmo durou três dias contando com 24 bandas de rock, e se converteu num festival da contra-cultura hippy do final da década de 1960 e começo de 1970.

2008: – No Nepal, com a derrubada da monarquia, o antigo líder da guerrilha maoísta, Pushpa Kamal Dahal, se converte no primeiro ministro da nova República, dando ao país a orientação marxista.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados