Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Efemérides – 26/05


1538: – Genebra expulsa o teólogo herético João Calvino, pseudo-reformista francês, que morrerá no dia 27 deste mês, em 1564.

1573: – A Armada Espanhola derrota, nos Países Baixos, os chamados Mendigos do Mar,  nome assumido pela confederação de nobres holandeses calvinistas e outros descontentes, que à partir de 1566 se opuseram ao governo espanhol nos Países Baixos.

1805: – Napoleão Bonaparte assume, na catedral de Milão, o título de rei da Itália, e é coroado com a coroa de ferro da Lombardia.

1824: – Os Estados Unidos reconhecem o novo governo do Brasil, que havia proclamado sua independência em 1822.

1896: – Na Rússia, é coroado o infeliz Nicolau II, seu último czar.

Nicolau II, filho de Alexandre III, é coroado Czar do Império Russo em 1896.

– É publicado o primeiro índice Dow Jones, com o valor 40.94, com base nas cotações de onze empresas cotadas na Bolsa de Nova Iorque.

1910: – No Vaticano, o papa São Pio X publica a encíclica Editae saepe, dedicada ao terceiro centenário da canonização de São Carlos Borromeu, na qual afirma que o fim da pseudo-Reforma protestante era a “deformação e destruição da fé e dos costumes”.

1915: – Em Buenos Aires, representantes da Argentina, Brasil e Chile subscrevem um tratado de paz, amizade e arbitragem.

1933: – A Espanha, para proteger seu produto, cria a denominação de origem, Jerez-Xeres-Sherry, vinho que se tornará célebre no mundo.

– Na Alemanha, o Partido Nazista introduz uma lei para legalizar a esterilização eugenética.

1942: – Na II Guerra Mundial, o general Rommel lança a ofensiva alemã no Norte de África.

1945: – As Forças Armadas americanas bombardeiam a população civil de Tókio. Antes do amanhecer, metade da cidade estava destruída.

1946: – Na Tchecoslováquia os comunistas ganham as eleições para a Assembléia Constituinte.

1956: – Em Bonn, Konrad Adenauer subscreve o tratado que integra a República Federal Alemã à Comunidade Européia de Defesa, bem como sua adesão à Comunidade Econômica Européia.

1969: – A Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru assinam o Acordo de Cartagena, com o qual é criado o Pacto Andino, programa de integração econômica para lograr, em onze anos, um mercado comum.

1972: – Os Estados Unidos e a URSS assinam o acordo SALT-1 para limitação dos sistemas de mísseis inter-continentais e o Tratado Anti-Mísseis Balísticos.

1980: – A TFP publica “Meio Século de Epopéia Anticomunista”.

1981: – Em Roma, o primeiro ministro Arnaldo Forlani e seu gabinete renunciam devido ao escândalo acerca da pertencença de Forlani à seita maçônica P2 (Propaganda 2).

1982: – Foi publicado um anúncio da mensagem do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira sobre o socialismo autogestionário de Metterand nas Filipinas, Austrália, Líbano, Costa Rica, Irlanda, Áustria, Alemanha e Espanha.

1986: – A União Européia adota sua bandeira.

2000: – Na Rússia, a Câmara Baixa do Parlamento aprova a anistia para mais de 100 mil presos. Nesse mesmo dia e ano, o Vaticano divulga a chamada terceira parte do Segredo de Fátima.

2013: – Cerca de um milhão de franceses manifestam-se contra o “casamento” homossexual, na Esplanade des Invalides, em Paris.

2009: – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeia a primeira juíza de origem hispânica, a esquerdista Sonia Sotomayor, para o Supremo Tribunal.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados