Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Efemérides – 19/05


1536: – É decapitada na Torre de Londres Ana Bolena, esposa adulterina do devasso rei da Inglaterra, Henrique VIII, por quem ele levou o país ao cisma e à heresia.

1568: – A ímpia rainha da Inglaterra Isabel I, manda prender Maria Stuart, que fora rainha da Escócia.

1711: – É assinada a paz de Szatmar, que põe fim às lutas de quase dois séculos entre a Áustria e a Hungria, sendo reconhecidas as liberdades desta.

1790: – Durante a nefasta Revolução francesa, coerente com seu espírito comunista e igualitário, é abolida a nobreza e todas as distinções que estabeleçam a estratificação da sociedade francesa.

O Ministro da Guerra russo, Aleksandr Kerenski, nomeado em 1917.

1798: – O general Napoleão Bonaparte embarca para o Egito, de onde pretendia abrir caminho para a Índia para juntar-se aos rebeldes indianos contra os ingleses.

1802: – É criada a Legião de Honra na França.

1863: – São extintos os morgadios em Portugal, com exceção da Casa de Bragança.

1917: – Kerenski é nomeado Ministro da Guerra na Rússia, e propõe à Alemanha uma paz “sem anexações nem sanções”.

1935: – O papa Pio XI canoniza Tomás Moro.

1943: – Durante a II Guerra Mundial, o primeiro-ministro britânico Winston Churchill afirma ao Senado norte-americano que os Estados Unidos têm o apoio total do Reino Unido na guerra contra o Japão.

1953: – Em Nevada, nos Estados Unidos, é detonada uma bomba atômica de 32 kilotons. A bomba foi chamada “Harry, o sujo”, porque depositou material radioativo na zona da localidade de São Jorge (Utah). Três anos depois, no mesmo local, foi filmado “O Conquistador da Mongólia”. E, nos anos seguintes, uma alta porcentagem da equipe cinematográfica faleceu de distintos tipos de câncer.

1955: – Assinatura de um tratado de paz entre o Reino Unido, França, Estados Unidos e a URSS, que põe fim à ocupação comunista na Áustria.

1962: O Prof. Plinio faz uma conferência para um auditório de 2 mil pessoas em Montevidéu.

1967: – O bispo de Goya, Argentina, ataca a TFP por “não representar o pensamento da Igreja”, quando esta difundia uns diálogos sociais contra o comunismo.

1973: – A URSS e a República Federal Alemã assinam um acordo de dez anos, para a cooperação nos campos econômico, industrial e técnico.

1977: – Neste dia o lendário trem Orient Express direto, faz sua última viagem.

1978: – Foi aprovado o Pacto Amazônico pelos representantes de oito países da bacia do Amazonas.

1979: – Na Espanha é legalizada a maçonaria.

1986: – “Um aviso para a humanidade” foi como o primeiro-ministro soviético, Nikolai Ryzkhov, definiu o acidente nuclear de Chernobyl, de 26 de abril.

1989: – O presidente chinês Yang Shangkun impõe a lei marcial em Pequim para travar a vaga estudantil de protestos, iniciada a 17 de abril, na Praça de Tianamen. Os estudantes ameaçam nova greve de fome.

1991: – Realiza-se o referendo sobre a soberania da Croácia, no qual uma ampla maioria pronunciou-se a favor de sua independência da Yugoslávia.

2001: – No primeiro julgamento por poligamia nos Estados Unidos em 50 anos, é declarado culpado um mórmon casado com cinco mulheres e pai de 29 filhos.

2008: – Tribos da Amazônia se reúnem em Altamira, para protestar contra a construção de barragens hidroelétricas numa das maiores reservas indígenas do país.

2009: – A ONU apresenta a primeira universidade global online e de matrícula gratuita. O novo projeto educativo, Universidade do Povo, surge no âmbito da Aliança Global da ONU sobre Tecnologia de Comunicação e Desenvolvimento.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados