Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Nossa Senhora Do Castelo


09 de Fevereiro é festa do milagre de Nossa Senhora do Castelo em Fiorano, na Itália. Os soldados destruíram tudo no castelo, mas, apesar do esforço, não conseguiram atingir a pintura de Nossa Senhora!

Santuário de Nossa Senhora do Castelo – Atribuição: FabioGiannini, CC BY 3.0 https://creativecommons.org/licenses/by/3.0, via Wikimedia Commons

⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️

Desde 1460, uma linda pintura da Santíssima Virgem presidia, no lado externo, a porta de entrada do antigo castelo de Fiorano. Apesar das intempéries, a imagem lá permanecia intacta; até que, em 9 de fevereiro de 1558, durante uma guerra contra a Espanha, as milícias inimigas arrasaram completamente o Castelo. Tomados pela fúria, os soldados também quiseram destruir até mesmo a imagem da porta; mas, apesar de todos os seus esforços, nada conseguia a atingir.

Mesmo quando lançaram fogo sobre a ‘Madonna’ do castelo, as chamas se dividiam na forma de uma moldura brilhante em volta da imagem, deixando-a ainda mais bonita e brilhante.

Assim, após a guerra, foi construído o grande Santuário que hoje abriga a Santa Imagem, substituindo o antigo castelo. Outras maravilhas ocorreram quando, pela intercessão de Nossa Senhora do Castelo, em 1630 e 1855, o povo de Fiorano saiu ileso de epidemias; primeiro da peste e depois da cólera.

Nossa Senhora do Castelo – Atribuição: http://immaginettemariane.blogspot.com/2018/05/fiorano-mo-beata-vergine-del-castello.html

Em 1934 a pintura também recebeu o título de Maria Medianeira de todas as Graças. Sua festa principal é celebrada no dia da natividade de Nossa Senhora (08/09). Mas, 9 de fevereiro é sempre lembrado como o grande dia do milagre.

Nossa Senhora do Castelo, rogai por nós!

Ivan Rafael de Oliveira

Fontes de Pesquisa: https://immaculate.one/la-madonna-del-giorno-9-febbraio-madonna-del-castello-fiorano-modena-italia

Detalhes do artigo

Autor

Ivan Rafael de Oliveira

Ivan Rafael de Oliveira

65 artigos

Categorias

Esse artigo não tem categoria

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados