Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Qualquer tentativa (de dividir a China) será esmagada

Por León de La Torre

2 minhá 5 anos


Qualquer pessoa que tentar dividir a China em qualquer parte do país terminará em corpos esmagados e ossos quebrados“, disse ele (Xi Jinping) ao primeiro-ministro do Nepal, KP Sharma Oli, em uma reunião no domingo, segundo a emissora estatal chinesa CCTV.

Os dois calcanhares de Aquiles da China: Hong Kong e minorias étnicas

“PEQUIM (Reuters) – O presidente (vitalício) chinês, Xi Jinping, alertou no domingo que qualquer tentativa de dividir a China será esmagada, já que Pequim enfrenta desafios políticos em protestos de meses em Hong Kong e críticas dos EUA ao tratamento de grupos minoritários muçulmanos”.

E quaisquer forças externas que apóiem ​​essas tentativas de dividir a China serão consideradas pelo povo chinês como sonhador!”, afirmou Xi Jinping.

Uma pesquisa feita nem junho no território administrado em regime especial, 53% dos habitantes identificaram-se como hongkongueses. Só 12% se disseram “chineses de Hong Kong” e 11% “hongkongueses da China”.

Mais: 71% responderam “não” à pergunta que indagava se sentiam orgulho de ser cidadãos da China. A proporção chegou a 90% na faixa dos 18 aos 29 anos. (https://veja.abril.com.br/blog/mundialista/tortura-chinesa-ate-a-apple-bloqueia-protestos-de-hong-kong/)

Somados à guerra comercial com os EUA

A China, que está tentando diminuir a escala de uma guerra comercial prolongada com os Estados Unidos, viu sua autoridade política testada por protestos cada vez mais violentos em Hong Kong. Como se sabe, a razão dos protestos é a ingerência e o controle cada vez maior de Pequim, apesar do acordo firmado com o Reino Unido, em 1997, nas liberdades civis dos hongkonqueses.

A polícia de Hong Kong usa, com frequencia, balas de borracha, gás lacrimogêneo e canhões de água contra manifestantes pró-democracia na ex-colônia britânica, que mergulhou em sua pior crise política, em décadas.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que seria difícil negociar com a China se algo “ruim” acontecer no tratamento pelas autoridades chinesas dos protestos de Hong Kong.

* * *

A União Europeia, em especial Macron (que advoga um controle internacional sobre a Amazônia), seria coerente aplicando sanções comerciais à China pelo cerceamento das liberdades civis em Hong Kong e perseguição a minorias etnicas no continente.

O governo Bolsonaro defende a justa soberania sobre a Amazônia brasileira e jamais usou essa expressão: “Qualquer pessoa que tentar dividir a China (o Brasil) em qualquer parte do país terminará em corpos esmagados e ossos quebrados“.

O Brasil pede coerência, imparcialidade e equiparação de trato amável que a ONU, infelizmente, também o Vaticano, usam para com a China comunista de Xi Jinping.

Fonte: https://www.reuters.com/article/us-china-politics-xi/chinas-xi-warns-attempts-to-divide-china-will-end-in-shattered-bones-idUSKBN1WS07W

Detalhes do artigo

Autor

León de La Torre

León de La Torre

262 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados