Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Reflexões à margem da sombria Confusão: “Confiança, Eu venci o mundo!”


 … “o artigo clássico de passagem de ano, em que o leitor espera que se ponham em ordem as impressões do ano findo, e aguarda alguns prognósticos para o ano novo”, — escrevia o Prof. Plinio, — “confesso que jamais senti dificuldade em realizar a tarefa” de escrevê-lo.

“Com um pouco de memória, solidez nos princípios, coerência no pensamento, não é difícil, habitualmente, analisar e sistematizar fatos. Estes parecem quase sempre mais confusos à primeira vista do que são na realidade. Basta que encontremos o ângulo de visão justo – no caso a Doutrina Católica – para imediatamente os entender. E, pois, sem grande esforço pode o jornalista católico corresponder em cada princípio de ano à legítima expectativa de seus leitores.”

Acrescentamos: o livro Revolução e Contra-Revolução oferece a todos nós essa visão de conjunto da luta entre bem e mal, verdade e erro, entre a Santa Igreja e Satanás. O livro do Prof. Plinio é exatamente essa análise do processo multissecular, que ele chama de Revolução, o qual visa destruir a Civilização Cristã e a Igreja — se esta fosse mortal. Dele deduzimos os princípios e métodos de análise para essa passagem de Ano.

Continua o Prof. Plinio: “Desta vez, porém, confesso que receio não vencer a dificuldade da tarefa. Há muito que dizer. E, ao mesmo tempo, quase nada. Pois o panorama de conjunto do ano de 1951 é realmente confuso. Insisto neste particular.”

Sob o signo da Confusão e da Esperança

Sob o signo da Confusão e da Esperança” bem poderia ser o título apropriado desse artigo de passagem de Ano. O que caracterizou grande parte de 2020, pode-se chamar adequadamente de sombria Confusão. E o que nos aguarda em 2021, julgando pelas ações da esquerda mundial, é mais um adentrar nesse túnel escuro de uma ditadura implacável das consciências, das violações da liberdade religiosa, do direito de ir e vir. É o “Novo Normal”, tão desejado pela ONU, pelos globalistas do macro capitalismo, pela Big Tech.

Para nos atermos apenas à pandemia — haveria tantos outros pontos a abordar — a confusão foi o traço dominante. Na China dizia-se que não haveria transmissão de humano a humano. Foram brutalmente reprimidas as tentativas de denúncia do surto inicial do vírus.

Hospitais de campanha foram montados no Brasil e nem se sabe sequer se foram utilizados. A midia alarmista mais produzindo pânico e medo do que investindo em confiança e tratamento precoce. Igrejas fechadas, ausência de Sacramentos, suspensão de celebrações da Santa Missa. Não se fala de assistência espiritual (unção dos enfermos) aos vitimados pela covid-19. Também, do ponto de vista espiritual, não se ouve falar de uma súplica a Deus para conter essa pandemia.

Tirando proveito da pandemia a esquerda mundial julga chegar a hora adequada para seu sonho de dominação universal: a Nova Ordem Mundial. Como deduzir logicamente que a partir de um vírus a única solução é mudar substancialmente a Ordem Mundial? Ilogicidade e Confusão.

Um “remédio” que só agravará o mal: socialização global

“17 de julho de 2020 (LifeSiteNews) – O Vaticano está dando voz a instituições globalistas, como as Nações Unidas e o Fórum Econômico Mundial, em vista da “ação coletiva” para a reconstrução da sociedade – ou melhor, a construção de um novo sociedade com muitos tons utópicos.

“A ONU e o WEF de Davos, juntamente com o príncipe Charles da Inglaterra, anunciaram recentemente reflexões globais que levarão a uma conferência “Global Reset” no início do próximo ano.

A Comissão COVID-19 do Vaticano está promovendo o mesmo tipo de ação: desarmamento global, uma resposta “verde” que envolverá uma profunda mudança na economia na sequência do Laudato si ‘, assistência médica universal e outras “soluções” globais em harmonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (os ODS para 2030).”

A quem beneficia essa Confusão? A nota animadora do momento

Continua o Dr. Plinio em seu artigo de 1951: “É, pois, verdade que nesse quadro há muita confusão. Mas é também certo que, se em lugar de procurarmos lógica onde ela não existe, tomarmos a confusão como fato indiscutível e nos resignarmos a raciocinar à margem dela para verificar a quem beneficia, e para onde conduz, a resposta é sempre uma só. Dir-se-ia que corre pelo mundo o sopro tépido e negro do espírito do mal, que, por misteriosa permissão de Deus, dispõe a seu talante dos homens e das coisas.”

“Entretanto, ainda aqui cabe uma reflexão. Porque apela o espírito do mal para a confusão? Porque esparsas por este mundo caótico e decadente, florescendo quiçá em lugares que os observadores superficiais não sabem ver, ainda existem muitas almas que detestam o mal. Pois se o demônio se oculta para avançar, é porque sabe que muitos ainda lhe barrariam o caminho se agisse descoberto. Nisto está a nota animadora do momento.”

“Houve tempo em que os batalhões da impiedade desfraldaram à luz do sol o lema satânico “écrazez l’Infàme”. Hoje continuam a caminhar vitoriosamente… mas de bandeira enrolada! O que significa que há hoje em dia, em número maior, soldados de Deus, dispostos a lutar no momento das supremas provações.”

As palavras do Prof. Plinio, se bem que escritas há 70 anos, tão bem se aplicam à reação conservadora que perpassou o Brasil a partir de 2015. Acrescentamos que houve um incremento da devoção marial segundo o método de São Luiz Grignion de Montfort. E, também, a Providência se serviu dos extremos de mal (aborto, ideologia de gênero, invasões de propriedades) para tornar clara a noção de Revolução. Grande parte do público acordou até para a crise progressista na Santa Igreja.

A grande esperança: Fátima

“E este facho de luz que corta um horizonte tão negro não é o único. Na confusão da terra, abriram-se os Céus, e a Virgem apareceu em Fátima para dizer aos homens a verdade. Verdade austera, de admoestação e penitência, mas verdade rica em promessas de salvação. O milagre de Fátima se repetiu quase ao findar-se este triste e vergonhoso ano de confusão, aos olhos do Vigário de Cristo, para atestar que as ameaças de Deus continuam a pairar sobre os homens”, […] “e a proteção da Virgem jamais abandonará a Igreja e seus verdadeiros filhos.”

E conclui o Prof. Plinio: “Mas os que confiam na Virgem Santíssima têm sobejos motivos para nada temer.” […] “Nolite timere, pusillus grex” ( Lc.XII – 32 ); não temas, pequeno rebanho.”

Confiança, Eu venci o mundo!

Não somos profetas de desgraças nem fonte de desânimo.

Ensina o Prof. Plinio: “O caminhar de um povo através dessas várias profundidades não é incoercível, de tal maneira
que, dado o primeiro passo, ele chegue necessariamente até o último, e resvale para a profundidade seguinte. Pelo contrário, o livre arbítrio humano, coadjuvado pela graça, pode vencer qualquer crise, como pode deter e vencer a própria Revolução.”

“Descrevendo esses aspectos, fazemos como um médico que descreve a evolução completa de
uma doença até a morte, sem pretender com isto que a doença seja incurável.”

A promessa de Nosso Senhor: Confiança, Eu venci o mundo (Jo 16-33), as palavras de Nossa Senhora em Fátima (Por fim o meu Imaculado Coração triunfará) nos dão a certeza da vitória da Santa Igreja sobre seus adversários. Quando? Rezemos, lutemos, denunciemos o mal e a Providência nos dará a vitória.

INVENCIBILIDADE DA CONTRA-REVOLUÇÃO

Aos contra-revolucionários de 2020, nesse ano dominado por uma sombria Confusão, lembramos esse ensinamento do Prof. Plinio:

“Pode-se perguntar de que valor é esse dinamismo (do bem na luta contra o mal). Respondemos que, em tese, é incalculável, e certamente superior ao da Revolução: “Omnia possum in eo qui me confortat”. Quando os homens resolvem cooperar com a graça de Deus, são as maravilhas da História que assim se operam: é a conversão do Império Romano, é a formação da Idade Média, é a reconquista da Espanha a partir de Covadonga, são todos esses acontecimentos que se dão como fruto das grandes ressurreições de alma de que os povos são também suscetíveis. Ressurreições invencíveis, porque não há o que derrote um povo virtuoso e que verdadeiramente ame a Deus.” (Idem, pg 39). […]

“A primeira, a grande, a eterna revolucionária, inspiradora e fautora suprema desta Revolução, como das que a precederam e lhe sucederem, é a Serpente, cuja cabeça foi esmagada pela Virgem Imaculada.”

“Maria é, pois, a Padroeira de quantos lutam contra a Revolução. A mediação universal e onipotente da Mãe de Deus é a maior razão de esperança dos contra-revolucionários. E em Fátima Ela já lhes deu a certeza da vitória, quando anunciou que, ainda mesmo depois de um eventual surto do comunismo no mundo inteiro, “por fim seu Imaculado Coração triunfará”. (idem pg 65)

Detalhes do artigo

Autor

Nuno Alvares

Nuno Alvares

400 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados