Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Veneza, cidade paradisíaca


  • Fonte: Revista Catolicismo, Nº 826, Outubro/2019

De tal maneira a terra é um lugar deexílio, que um velho desejo do homem é realizar sua felicidade fora da terra,no ar ou na água. Em Veneza o homem se imagina habitando nas águas, o que lheconfere a impressão de uma cidade paradisíaca.

Parte superior da porta de entrada do Palácio dos Doges
Parte superior da entrada do Palácio dos Doges

.

Todos apreciamos um belo hotel. Mas se ele é ao mesmo tempo um transatlântico, apreciamos ainda mais, por estarmos sobre a água. Um avião é atraente pelo fato de estar no ar — mas quando não se está dentro dele… Seria mais agradável “voar” naqueles primeiros balões Montgolfier, dentro daquela cesta e ao ar livre!

Catedral de São Marcos
Catedral de São Marcos

O sonho de morar sobre as águas

Em Veneza há realmente o encanto de morar sobre as águas. Ela tem algo de nobre e altamente sonhador. Até certo ponto, é um sonho que se realiza. Apesar disso, tem uma nota de tristeza e melancolia em seus ambientes: no palácio dos Doges, nas praças, na esplêndida catedral de São Marcos, nos vários palácios, em seus canais, em sua própria entrada marítima. Paira nos ambientes da cidade uma forma de tristeza, pela consideração melancólica de como são insuficientes as coisas humanas, mesmo quando magníficas. Não é propriamente paradisíaco, mas sumamente harmonioso.

Vista do Palácio dos Doges e a Praça de São Marcos
Vista do Palácio dos Doges e a Praça de São Marcos

Veneza é a cidade da resignação bem dispostano bem-estar, na opulência e até no poder. Sabe-se que ela não tem tudo, pois aperfeição é inatingível durante esta vida humana. Nisso há uma lição deequilíbrio humano em ordem ao sobrenatural. É uma posição equilibrada diante davida e da dor, mas também diante do prazer e do gáudio. Ensina-nos que há algoainda superior, para o qual devemos olhar com nostalgia e esperança.

____________

Excertos da conferência proferida pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em 22 de março de 1985. Esta transcrição não passou pela revisão do autor.

Detalhes do artigo

Autor

Plinio Corrêa de Oliveira

Plinio Corrêa de Oliveira

551 artigos

Homem de fé, de pensamento, de luta e de ação, Plinio Corrêa de Oliveira (1908-1995) foi o fundador da TFP brasileira. Nele se inspiraram diversas organizações em dezenas de países, nos cinco continentes, principalmente as Associações em Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP), que formam hoje a mais vasta rede de associações de inspiração católica dedicadas a combater o processo revolucionário que investe contra a Civilização Cristã. Ao longo de quase todo o século XX, Plinio Corrêa de Oliveira defendeu o Papado, a Igreja e o Ocidente Cristão contra os totalitarismos nazista e comunista, contra a influência deletéria do "american way of life", contra o processo de "autodemolição" da Igreja e tantas outras tentativas de destruição da Civilização Cristã. Considerado um dos maiores pensadores católicos da atualidade, foi descrito pelo renomado professor italiano Roberto de Mattei como o "Cruzado do Século XX".

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados