Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

A triunfante Assunção de Nossa Senhora


Assunção da Virgem Maria – Alonso López de Herrera (1580–1648). Museu Nacional de Arte, Cidade do México

O gáudio da Igreja triunfante(no Céu),

da Igreja militante (na Terra)

e da Igreja padecente (noPurgatório)

No dia 1º de novembro de 1950, o Santo Padre Pio XII, através da Constituição dogmática Munificentissimus Deus, definiu o dogma da Assunção da Santíssima Virgem em corpo e alma ao Céu, confirmando assim a devoção já praticada pelos fiéis desde os primeiros séculos.

A proclamação solene desse dogmateve esta memorável definição: “A Imaculada Mãe de Deus, a sempre VirgemMaria, terminado o curso de sua vida terrestre, foi assunta em corpo e alma àglória celestial”.

Esta é a principal celebraçãodeste mês de agosto, comemorada no dia 15 em todo o orbe católico. Transcrevemosa seguir excertos da conferência que, na véspera dessa festividade em 1965, oProf. Plinio Corrêa de Oliveira fez para sócios e cooperadores da TFP.

*   *   *

O dogma da Assunção de Nossa Senhora foi ardentemente desejado pelas almas católicas do mundo inteiro. Justifica o culto de hiperdulia que a Igreja lhe tributa, e confirma ser a Mãe de Deus completamente fora de paralelo com qualquer outra mera criatura.

Nossa Senhora teve uma morte suavíssima, tão suave queé qualificada pelos autores eclesiásticos com uma formulação muito bonita: a “dormiçãoda Bem-Aventurada Virgem Maria” (DormitioBeatæ Mariæ Virginis). Indica que foi uma morte de tal maneira próxima daressurreição que, apesar de constituir verdadeira morte, entretanto é maisparecida a um simples sono. Depois da morte Ela ressuscitou como Nosso SenhorJesus Cristo, foi chamada à vida por Deus e subiu aos Céus na presença de todosos Apóstolos ali reunidos, e de muitos fiéis.

A Assunção representa até o fimdo mundo uma verdadeira glorificação para a Virgem Santíssima, aos olhos doshomens e de toda a humanidade, uma espécie de prenúncio da glorificação que Eladeveria receber no Céu. A Igreja triunfante inteira A recebeu no Céu, com todosos coros de anjos; Nosso Senhor Jesus Cristo A acolheu; São José assistiu àcena; depois Ela foi coroada pela Santíssima Trindade. Assim foi a glorificaçãode Nossa Senhora aos olhos da Igreja triunfante. A Igreja militante também Aglorifica, já agora com o selo da infalibilidade pontifícia.

Nesse dia, certamente a Igrejapadecente também recebeu no Purgatório uma efusão de graças extraordinárias. Enão é temerário pensar que quase todas as almas que estavam no Purgatório foramentão libertadas por Nossa Senhora nesse dia, de maneira que ali houveigualmente uma alegria enorme. Algo disso se repetirá, creio, quando forinstaurado o Reino de Maria, quando virmos o mundo todo transformado e a glóriade Nossa Senhora brilhar sobre a Terra.

_____________

Fonte: RevistaCatolicismo, Nº 824, Agosto/2019.

Detalhes do artigo

Autor

Revista Catolicismo

Revista Catolicismo

252 artigos

Catolicismo é uma revista mensal de cultura que, desde sua fundação, há mais de meio século, defende os valores da Civilização Cristã no Brasil. A publicação apresenta a seus leitores temas de caráter cultural, em seus mais diversos aspectos, e de atualidade, sob o prisma da doutrina católica. Teve ela inicio em janeiro de 1951, por inspiração do insigne líder católico Plinio Corrêa de Oliveira. Assine já a revista e também ajude as atividades do IPCO! Acesse: ipco.org.br/revistacatolicismo

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados