Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Acadêmicos (chineses) pedem transparência: Coronavírus, o descontentamento destampa a panela de pressão?


“Centenas de chineses, liderados por acadêmicos, assinaram uma petição online pedindo ao Legislativo nacional que proteja o direito dos cidadãos à liberdade de expressão, em meio ao crescente descontentamento público sobre o manejo do surto de coronavírus” — comenta o documentado site south china morning post

Uma petição no ponto sensível da China: ausência de liberdade de expressão

A petição, sobre a questão altamente sensível na China, vem à medida que o Partido Comunista governante apertou seu controle sobre a sociedade nos últimos anos.

“Também continua um enorme derramamento de tristeza e raiva pela morte de Li Wenliang, um jovem médico que foi repreendido pela polícia por “espalhar rumores” quando ele tentou alertar as pessoas sobre o surto de vírus quando começou na cidade central chinesa de Wuhan em dezembro.

“A morte de Li por pneumonia na sexta-feira provocou pedidos para que aqueles que tentaram silenciá-lo sejam punidos, e por uma maior liberdade de expressão na China”.
“A nova cepa de vírus infectou até agora mais de 44.000” pessoas e matou mais de 1.100 na China continental, com casos notificados em mais de 20 outros países.

5 pontos da Petição ao NPC: ninguém seja silenciado

“A petição, endereçada ao Congresso Nacional Popular (NPC), lista cinco demandas para Pequim:

— proteger o direito das pessoas à liberdade de expressão;

— para discutir o tema nas reuniões do NPC – Congresso Nacional do Povo;

— para fazer 6 de fevereiro, o dia em que Li morreu, um dia nacional de liberdade de expressão;

— para garantir que ninguém seja punido, ameaçado, interrogado, censurado ou preso por sua fala, assembleia civil, cartas ou comunicação;

— e para dar tratamento equitativo, como cuidados médicos, para pessoas da província de Wuhan e Hubei”.

Petição ganha força online, mas já está sob pressão. Bloqueio no WeChat

“A petição está ganhando força online, mas alguns dos signatários já estão (sofrendo) pressão. Eles incluem o sociólogo da Universidade de Tsinghua Guo Yuhua e seu colega, o professor de direito Xu Zhangrun, cujos relatos na rede social WeChat foram bloqueados.
Xu escreveu uma carta condenatória na semana passada culpando a repressão de Pequim à sociedade civil e a liberdade de expressão por tornar impossível levantar o alarme sobre o surto de coronavírus”.

Guo disse que a petição pode ser “outro gesto que pode não ir muito longe antes de ser sufocada, mas é importante tomar uma posição”. “Hoje em dia, é preciso falar independentemente da praticidade”, disse ela.

A estabilidade do regime é mais importante que a saúde pública?

O sociólogo “Guo também criticou as autoridades por colocar em frente a estabilidade política antes de evitar o surto, censurando as pessoas que disse estarem “espalhando rumores”.
Se os avisos fossem ouvidos muito antes, esse surto não teria chegado ao estágio sem retorno”, disse ele.

Outro professor de direito, Zhang Qianfan, da Universidade de Pequim, disse ter assinado a petição para lutar pelo direito do público à informação porque essa era a chave para conter a crise de saúde pública.
“Levará tempo para avaliar se [o descontentamento público sobre o manejo do surto] eventualmente ameaçará a legitimidade dominante de Pequim”, disse Zhang.

“Enquanto isso, o veterano jornalista do continente Chen Min, que é mais conhecido como Xiao Shu, disse que se sentiu obrigado a assinar a petição e agir de acordo com sua consciência “em uma conjuntura crítica que poderia mudar o futuro da China”.
“É imperdoável para um intelectual não intensificar diante de uma crise nacional como esta, com um impacto que supera em muito o mortal terremoto de Sichuan em 2008”, disse Chen.
“Se alguém tem que pagar um preço por [assinar essa petição] em um conjunto tão racional de exigências, então isso realmente mostra que toda a sanidade foi perdida … e isso só vai inflamar ainda mais a raiva (descontentamento) pública”, disse ele”.

  • * * *
  • Leitor, você está chocado com a falta de liberdade e transparência na China?
  • Vem a propósito um excelente e documentado artigo de Judith Bergman, Gatestone Institute, de 22 de junho que nos fornece a posição de destaque (negativo) que a China possui no ranking mundial de:“Liberdade na Internet”. “Em sua avaliação sobre a liberdade na Internet em 65 países em 2018 a “Freedom on the Net 2018” da Freedom House, posicionou a China em último lugar“.
  • “Liberdade de Imprensa”“No ranking mundial da ONG Repórteres sem Fronteiras sobre a liberdade de imprensa de 2019, a China ocupa a 177ª posição de 180 países, perdendo apenas para a Eritreia, Coreia do Norte e Turcomenistão”.
  • Wikipédia, Instagran, Google, Facebook, Twitter – Censurados“Em situações “delicadas”, como a do aniversário do massacre na Praça da Paz Celestial https://ipco.org.br/por-que-a-china-esconde-ha-30-anos-chacina-de-milhares-na-praca-tianemnem/#.XRGCIehKguU, (4 de junho) sites inteiros são impedidos de serem acessados. Desde abril, antes do aniversário do massacre, a Wikipédia já tinha sido bloqueada na China, em todos os idiomas. O site da Wikipédia em chinês encontra-se bloqueado desde 2015. Sites como Google, Facebook, Twitter, Instagram e outros também estão há muito tempo bloqueados na China. A pesquisa de determinados termos também fica bloqueada em ocasiões “delicadas””. “Liberdade religiosa”“A draconiana censura da China corre paralela à draconiana repressão à liberdade religiosa. O presidente do Religious Freedom Institute, Thomas F. Farr, desenhou em novembro de 2018 perante a Comissão Executiva do Congresso sobre a China o seguinte: a repressão religiosa da China como “a investida mais sistemática e brutal para controlar as comunidades religiosas do país desde a Revolução Cultural“. A exemplo de outros regimes comunistas, como o da antiga União Soviética, a ideologia comunista não tolera nenhum tipo de narrativa que concorra com a dela”. Nas fotos, recentes destruições de igrejas na China”. https://ipco.org.br/a-china-lidera-negativamente-outros-rankings-que-a-midia-nao-gosta-de-falar/
  • * * *
  • Os descontentamentos (durante meses) em Hong Kong — contra a intervenção arbitrária do PCCh — pedindo liberdade e democracia, o revés sofrido pela China nas recentes eleições de Taiwan, e o descontentamento que lavra a propósito do Coronovírus auguram esperar que a ONU, a UE e o Vaticano pressionem Xi Jinping a favor da transparência, liberdade de expressão, liberdade de religião.
  • Seu silêncio seria clamoroso.
  • Fonte: https://www.scmp.com/news/china/politics/article/3050086/coronavirus-hundreds-chinese-sign-petition-calling-freedom

Detalhes do artigo

Autor

León de La Torre

León de La Torre

262 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados