Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Dez mil Posts: um marco na defesa da Igreja e da Civilização Cristã


O Site do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira ultrapassa 10 mil POSTs.

Sejamos agradecidos à Nossa Senhora e marchemos para novas conquistas. Difundir a boa doutrina, combater os erros de nossa época, lançar uma bandeira de modelo de católicos contrarrevolucionários … eis ai um bom programa de mídia perfeitamente coerente com a vida, doutrina e ação do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira.

***

A procura da perfeição, seja ela no campo material, científico e, sobretudo, espiritual demanda esforços; requer perseverança, método, graça de Deus. Uma feliz junção do esforço + graça levou os Cruzados à conquista de Jerusalém. O mesmo deu-se com os missionários que aqui aportaram nos albores da História do Brasil.

Não foi diferente a epopeia da Escola de Sagres, cuja “alma”, sem dúvida, é D. Henrique, o Navegador. Conta a escritora Elaine Sanceau, em uma de suas obras, o caráter científico, lógico, perseverante do Infante em ir “mapeando” as costas da África, fruto das sucessivas expedições. Um certo dia, Portugal dobrou o Cabo da Boa Esperança: estava descoberto o caminho marítimo para as Índias.

Um ideal desde o Legionário

Quando acompanhamos a trajetória do Prof. Plinio vemos, claramente, a importância que ele dava à imprensa como meio de fazer apostolado.

“Em 1935, Dr. Plinio tornou-se diretor de “O Legionário” — até então pequena publicação paroquial, que ele logo transformou em prestigioso hebdomadário — no qual fez entrar largamente temas do momento, inclusive da política nacional e internacional, problemas culturais, filosóficos, teológicos, etc. “O Legionário” foi um jornal militante, concebido para os mais interessados nos problemas vivos da Igreja e da Civilização Cristã. Em vista disso, travou acirradas polêmicas com as correntes revolucionárias mais dinâmicas na época: o comunismo, o fascismo e o nazismo.” http://catolicismo.com.br/materia/materia.cfm?IDmat=B0A74F65-3048-560B-1CAB3DF348993F45&pag=2

Se a Imprensa escrita ou televisiva perdeu muito da sua influência devemos aplicar as ideias do Prof. Plinio às Redes Sociais, aos Sites, aos Blogs. O que não podemos é ficar à margem da História.

Programa do Legionário: humildade e combatividade

A humildade é condição de prosperidade para todas as obras religiosas. O orgulho mata-as ou determina nelas uma inteira esterilidade.

“Se o “Legionário” procura mostrar aos seus leitores os esforços que tem realizado, não o faz para lisonjear sua vaidade, o que seria incorreto e perfeitamente ridículo.

“Formou-se entre nós a lenda de que a imprensa católica é coisa votada, no Brasil, a irremediável fracasso.

“O “Legionário” tem a obrigação de mostrar que, tanto quanto possível, ele está procurando desbravar humildemente este caminho reputado intransitável. Fazendo-o, não deseja nem espera aplausos por parte de seus leitores. O que quer é muita oração e muita cooperação. Não é com fogos de artifícios, mas com bombas autênticas que se ganha uma batalha.

“Não é com aplausos ruidosos mas estéreis que se consegue desenvolver uma obra. As vitórias do apostolado só se conseguem com oração, ação e disciplina.

“É o que queremos que nossos leitores nos deem. Com orações confiantes e ação disciplinada, havemos de vencer.”

Volta, portanto, ao princípio: oração confiante e ação disciplinada. Formar uma equipe de Redatores Contrarrevolucionários.

Convencer os católicos sobre a importância da Imprensa

“O único remédio é a imprensa católica, boa não só na doutrina, mas também nas qualidades jornalísticas, para desviar as simpatias do público e trazê-lo às boas fontes.” https://www.pliniocorreadeoliveira.info/LEG_390416_imprensa_dita_neutra.htm#.YXXSmZrMKMo

Eu formei o projeto de escrever com a “ponta da espada”

Vejamos o que nos conta o Prof. Plinio, sobre o programa do jornal Legionário, do qual era Diretor: “Eu formei o projeto de abrir todas as janelas, abrir todas as portas, fazer entrar largamente os ventos da política nacional, internacional, dos problemas culturais, filosóficos, teológicos etc. E tratar em estilo polêmico. Escrever com a “ponta da espada”. Mantendo uma polêmica contínua mais ou menos com todo o mundo.

Legionário, 25 de julho de 1943, O bombardeio de Roma

“Mas, acompanhando sobretudo, muito bem a política internacional, nos seus aspectos ideológicos. A grande luta do tempo: do comunismo, do fascismo e do nazismo. Do nazismo alemão, do fascismo italiano em luta contra Aliados, em luta contra o comunismo, em vigor na Rússia.”

Para quem teve ocasião de ler o Legionário fica muito claro esse comentário do Prof. Plinio: a par das notícias religiosas, como Vida de Santos, formação religiosa abriu ele espaço para comentar notícias sobre a “política internacional, nos seus aspectos ideológicos“. Os católicos precisam ser formados no combate ao nazi-fascismo, ao comunismo, ao liberalismo.

Aglutinar e formar novos Redatores

Quarta-feira: noite de redação.

Continua a narração:

“Nas quartas feiras se não me engano, fazíamos uma noite de redação para preparar o jornal. Então mandei fazer uns pupitrezinhos, umas carteiras pequenas, muito baratas e mandei colocar assim em fila numa sala, com cadeiras, e convidava tudo quanto era rapaz mais inteligente que eu conhecia nas congregações marianas, para vir escrever no “Legionário”.

“Era um meio de engrossar o nosso grupo, porque começando a trabalhar no “Legionário”, ele ia duas vezes por semana. Mas gostava do ambiente, ia três… ia quatro… ia cinco, e ficava mais habituado ao nosso grupo do que à Congregação Mariana dele. Então, pedia transferência para a Congregação de Santa Cecília. Eu não deixava. Eu dizia:

– “Você vai continuar na sua Congregação, sendo nosso representante lá. Vem aqui às noites conversa conosco, quando quiser. Entra para nosso grupo, se quiser. Mas na Congregação tem que nos representar. Aos domingos tem que ir à missa de sua Congregação”.

“Não tinham muita vontade, porque queriam estar o tempo inteiro unidos e conversando, mas eu não permitia. E com isso estávamos aglutinando um bom número de congregados marianos, membros do grupo, o grupo ia crescendo, as coisas iam se desenvolvendo bastante bem.” https://www.pliniocorreadeoliveira.info/Mult_890218_minha_vocacao.htm#.YXXVnJrMKMo

Mais de 10 mil POSTs

Voltemos ao Site do Instituto. Ultrapassamos 10 mil Posts. Mais de 2 mil comentários sobre Vida de Santos. Em “Efemérides” selecionamos, a cada dia, os principais acontecimentos da História do Ocidente, sobre o ângulo de Revolução e Contrarrevolução.

Cerca de 500 vídeos postados sobre assuntos atuais como defesa da Vida, recitação do Rosário público, Revolução Francesa, MST, Ideologia de Gênero, Liberdade de expressão, denúncias e reparações contra blasfêmias.

Destacamos a formação doutrinária com mais de 300 artigos em temas inéditos como a Quarta Via de São Tomás, Igualitarismo, Doutrina Social Católica, Vocação do Brasil, Resistência católica.

Na Secção Quem Somos está exposto nosso objetivo, mobilização da sociedade civil, com vistas a preservar os pilares básicos da Civilização Cristã ameaçados pela Revolução anti-cristã, sempre dentro da Lei.

***

Seja um leitor e propagandista do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira: vamos edificar juntos esse Brasil nas vias da civilização cristã, iniciada pelos nossos maiores a qual é continuamente combatida pelas esquerdas, pelo progressismo dito católico.

Com as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida esse ainda será um grande País!

Detalhes do artigo

Autor

Marcos Machado

Marcos Machado

473 artigos

Pesquisador e compilador de escritos do Prof. Plinio. Percorreu mais de mil cidades brasileiras tomando contato direto com a população, nas Caravanas da TFP. Participou da recuperação da obra intelectual do fundador da TFP. Ex aluno da Escola de Minas de Ouro Preto.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados