Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Homeschooling à vista. Direito dos pais na educação dos filhos


A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, comenta que o projeto de Homeschooling está bem encaminhado na Comissão de Educação da Câmara e deve passar facilmente pelos dois crivos seguintes, da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e do Plenário do Senado.

“Nós temos posição firmada com relação ao homeschooling. Enquanto não libera, é claro que os pais são obrigados a matricular as crianças em escola”, acrescentou a Ministra Damares.

Homeschooling resolve muitos problemas

     “É uma modalidade de ensino já praticada em outros lugares do mundo com sucesso. Hoje, com a globalização, não tem como o Brasil ficar fora disso. Nós já temos no Brasil o trabalho remoto. Se já existe isso, por que nós não podemos deixar essa pessoa que trabalha de forma remota morar, por exemplo, na zona rural e oferecer educação domiciliar para o seu filho? É uma questão de estar no mesmo pé de igualdade dos países desenvolvidos que já praticam o ensino domiciliar”.

“Algumas categorias profissionais têm nos procurado muito. O homeschooling vai atender ao pedido de algumas categorias. Vou citar uma que uso muito como exemplo: os servidores do Itamaraty” que passam 3 anos fora do Brasil.

Esses servidores falam que, em países como China e Japão, estavam gastando mais de 65% do salário com o pagamento de escola.

“Se eles tivessem a oportunidade de fazer o homeschooling, levassem o material didático, e os filhos deles só viessem ao Brasil para fazer a prova, para eles, seria uma bênção”.

A falta de homeschooling, nesse caso, separa os pais dos filhos, “nós temos servidores que viajam e deixam a família para trás”.

Homeschooling atende bem autistas e deficientes

      Continua a Ministra Damares: “Por incrível que pareça, um tipo de família que tem procurado muito essa modalidade é a família de crianças com autismo. Nem todo autista fica bem numa escola … “Com o homeschooling, essa criança vai ser educada em casa e só vai à escola para fazer prova. Há muitas mães de crianças com deficiência que estão sendo obrigadas a matricular seus filhos na escola e têm tido mais sofrimento do que bênção”.

(Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/homeschooling-deve-ser-aprovado-no-brasil-ate-novembro-diz-damares/)

* * *

        Passamos agora ao ensinamento da Igreja sobre a educação dos filhos

O direito primordial dos pais na educação dos filhos

Da encíclica Sapientiae Cristianae, de 10 de janeiro de 1890, de Leão XIII:

“A família contém em si os germes da sociedade civil, e é em grande parte no lar doméstico que se vai criando a sorte dos Estados. Tão verdade é isto que os que se propõem arrancá-los ao cristianismo, começam pela raiz, dando-se pressa a corromper a família. (…)

“É, portanto, rigorosa obrigação dos pais trabalhar e lutar para repelir toda a usurpação nesta matéria e reivindicar para si exclusivamente o direito de educarem seus filhos com espírito cristão, como deve ser, e desviá-los, custe o que custar, daquelas escolas, onde estejam expostos a beber o mortal veneno da impiedade. (…)

“Persuadam-se todos bem que, para a boa educação dos meninos, tem a máxima importância a educação doméstica. Se a juventude encontra no lar doméstico as regras da vida virtuosa e uma como escola prática das virtudes cristãs, segura está em grande parte a salvação da sociedade” (LEÃO XIII, Sapientiae Christianae, Documentos Pontifícios, n. 10, Vozes, Petrópolis, 1946, pp. 28-29). 

Rússia comunista e Alemanha nazista foram contrárias ao homeschoooling. E as esquerdas do Brasil, também

       Chama a atenção que o PT e demais esquerdas brasileiras sejam contra o Homeschooling. Mas isso está na lógica delas.

“Na Rússia comunista, o Estado suprimiu o direito dos pais e da Igreja de educar a infância e a juventude.

“A Alemanha hitlerista acaba de fazer o mesmo, negando à Igreja o direito de educar seus fiéis, e negando aos pais o direito de entregarem seus filhos à Igreja.

“Assim, o hitlerismo, aparentemente tão anticomunista, dá um gravíssimo passo para a esquerda. https://www.pliniocorreadeoliveira.info/LEG7_361122_SetediasemRevista.htm


Assim, vemos como ótima iniciativa o Homeschooling no Brasil. Prática efetiva nos EUA, com excelentes indices de resultados do ponto de vista didático e formação moral.

Exemplo frisante é a Saint Louis de Montfort Academy, uma iniciativa da TFP americana. Excelente aproveitamento cultural, cientifico, formação moral. http://montfortacademy.edu/

Detalhes do artigo

Autor

Barcelos de Aguiar

Barcelos de Aguiar

330 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados