Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

PENTECOSTES


Nos primórdios da Santa Igreja, imensas graças para o seu estabelecimento e sua dilatação pelo mundo inteiro. Os Apóstolos movidos pelos dons do Espírito Santo operaram grandes milagres, evangelizaram todos os povos, prepararam o florescimento da Cristandade.

Fonte: Catolicismo, Nº 867, Março/2023

Cinquenta dias depois da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, um grandioso acontecimento: o Pentecostes, palavra grega que significa “quinquagésimo dia”. Nessa ocasião o Espírito Santo desceu em forma de línguas de fogo sobre a Santíssima Virgem e os Apóstolos reunidos no Cenáculo — o mesmo recinto onde o Redentor os havia reunido na “Última Ceia” um dia antes de sua Crucifixão no Calvário.

Convertidos pela graça de Pentecostes, os Apóstolos se transformaram, de pessoas pusilânimes nos dias da Paixão de Jesus, em destemidos heróis da Fé; ficaram com a disposição de dar suas vidas para expandir o cristianismo a todas as nações; operaram grandes milagres; receberam em abundância os dons do Espírito Santo e o dom de falar muitas línguas para ensinar todos os povos. Em poucos dias converteram milhares de judeus e de gentios.

“O Espírito Santo desce sobre a Virgem e os Apóstolos”. Iluminura da obra Les Très Riches Heures du duc de Berry.

Cumpria-se assim o que o Divino Mestre lhes havia ordenado: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas, manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal; imporão as mãos sobre os enfermos e eles ficarão curados” (Mc 16, 15-18).

Esse é o assunto da matéria de capa da edição deste mês da revista Catolicismo [capa acima]. Com ela damos prosseguimento à nossa publicação da Semana Santa do ano anterior, reproduzindo trechos da magnífica obra do Pe. Augustin Berthe, sacerdote redentorista francês, falecido no início do século passado.

É o tema que sugerimos para meditação nesta Quaresma — período penitencial que no rito romano da Igreja Católica se inicia na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Páscoa, ou seja, neste ano, de 22 de fevereiro até 9 de abril.

Desejando aos nossos leitores uma abençoada Quaresma e uma Santa e Feliz Páscoa, oferecemos-lhes nossas orações para que alcancem a plenitude dos dons do Espírito Santo. Imensa graça que devemos pedir por intercessão de Nossa Senhora, assim como Ela intercedeu pelos Apóstolos no Cenáculo. Peçamos também um “novo Pentecostes” a fim de que se opere a conversão total da humanidade, o reflorescimento da Fé Católica e a restauração da Cristandade até os confins da Terra.

  ApóstolosCristandadeEspírito SantoIgreja CatólicaNossa SenhoraPentecostes

Detalhes do artigo

Autor

Revista Catolicismo

Revista Catolicismo

252 artigos

Catolicismo é uma revista mensal de cultura que, desde sua fundação, há mais de meio século, defende os valores da Civilização Cristã no Brasil. A publicação apresenta a seus leitores temas de caráter cultural, em seus mais diversos aspectos, e de atualidade, sob o prisma da doutrina católica. Teve ela inicio em janeiro de 1951, por inspiração do insigne líder católico Plinio Corrêa de Oliveira. Assine já a revista e também ajude as atividades do IPCO! Acesse: ipco.org.br/revistacatolicismo

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados