Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Pós coronavírus, China recrudesce a perseguição aos católicos


Repressão a católicos não registrados (na Igreja Patriótica) é retomada na China

“À medida que as medidas de bloqueio do coronavírus foram facilitadas, o PCCh recomeçou ameaças e intimidações contra católicos que se recusam a ingressar na Igreja Patriótica.”

Invasão da igreja do Santo Rosário

“Na véspera da Páscoa, funcionários do Departamento de Assuntos Religiosos (do PCC) invadiram a Igreja do Santo Rosário em Fuzhou, uma cidade na província de Jiangxi, no sudeste da província. Eles pressionaram seus líderes a ingressarem na Igreja Católica Patriótica Chinesa (CPCA), ameaçando demolir a igreja, aplicar uma multa de 200.000 RMB (cerca de US $ 28.000) e prender seu padre se a demanda não fosse implementada. Antes de partir, os oficiais ordenaram remover o nome da igreja da parede.”

Perguntamos: do que vale então o Acordo Provisório Vaticano-Pequim, assinado em 2018, se o PCC intima os católicos, sejam eles leigos ou padres, a se ingressarem na Igreja Patriótica? E o Vaticano não vai protestar em defesa dos fieis chineses? E a Comissão de Direitos Humanos da ONU?

A placa da Igreja do Santo Rosário foi encoberta

“Duas semanas depois, a placa “Igreja do Santo Rosário” foi coberta” e o material de culto foi escondido. O governo proibiu os cultos na igreja já no final do ano passado e o mantem sob vigia desde então.

Guiar a religião com os principais valores socialistas

O slogan foi exibido perto da Igreja do Santo Rosário: “Guiar a religião com os principais valores socialistas”.

Depois que as autoridades fecharam uma igreja católica não registrada no condado de Chongren, em Fuzhou, há dois anos, a Congregação começou a se reunir nas casas de seus membros.

“No final de março, uma frequentadora de igreja que hospedava algumas dessas reuniões estava cantando hinos com a neta em casa quando funcionários do governo invadiram e ordenaram que parassem de cantar, ameaçando punir a mulher se ela realizasse serviços religiosos novamente.

“Quando o fiel contatou o padre da igreja fechada para pedir que ele realizasse a missa da Páscoa, ele recusou, temendo ser preso se o governo descobrisse. A mulher acha que, se não fosse o surto de coronavírus, que desacelerou as perseguições religiosas na China por um tempo, “todos nós, crentes, estaríamos presos”.

O Coração Católico da China: a Província do norte de Hebei

“A província do norte de Hebei, o coração católico da China, tem sido um dos principais alvos da perseguição religiosa do PCC, perseguindo quase um milhão de católicos.

“No final de 2019, o governo de Hebei emitiu um documento exigindo reduzir ainda mais o número de igrejas católicas não registradas, intensificando a repressão aos locais de culto e ao clero que não faz parte do CPCA.

“O documento também exige intensificar os esforços na “transformação” de bispos e padres não registrados para fazê-los respeitar a liderança do PCC e do CPCA.

“O clero também deve cumprir a Constituição, as leis e os regulamentos, apoiar o princípio de uma Igreja Católica “independente e auto-administrada” na China e parar de realizar atividades religiosas que não são aprovadas pelo Estado.”

***

O mesmo fez a Revolução Francesa, criando sua “igreja nacional” e obrigando os sacerdotes e bispos a assinaram a Constituição Civil do Clero.

Comenta o Prof. Plinio: “De acordo com essa Constituição Civil do Clero, a Igreja da França ficava independente de Roma. E os cargos eclesiásticos – como os de Arcebispos, Bispos, etc. – tornavam-se mais ou menos eletivos, introduzindo o republicanismo na Igreja. Como os padres católicos, na sua imensa maioria, não aceitaram essa lei, a Revolução Francesa proibiu o funcionamento da verdadeira Igreja Católica na França.”

Herética, cismática e sacrílega

“[A Constituição Civil do Clero] em 13 de Abril de 1791, foi condenada como herética, cismática e sacrílega. Herética porque negava implicitamente a autoridade do Soberano Pontífice; cismática porque separava de Roma a Igreja da França e a reduzia a uma Igreja Nacional; sacrílega pelas reformas que pretendia impor à Igreja e ao clero.

Massacre de religiosos na Revolução Francesa

Ora, há uma íntima relação entre a recusa do juramento a essa Constituição e os Massacres (de religiosos) de Setembro. Não se pode corromper a honra dos padres fiéis. Tira-se-lhes a vida. As seitas, irritadas, haviam decidido fazer desaparecer os conspiradores. Entre 11 e 30 de agosto de 1792, 250 padres foram encarcerados no Carmo, outros na Force, outros em Saint Firmin, na Abadia.  https://www.pliniocorreadeoliveira.info/DIS_SD_01_09_67%20_Martires_Rev_Francesa.htm

A atual perseguição religiosa na China retoma os erros dos revolucionários franceses de 1789 e vai além porque o comunismo representa a IIIa. Revolução e quer conformar todos os homens à sua doutrina ateia, materialista, hegeliana. (baixe o pdf gratuitamente) https://www.pliniocorreadeoliveira.info/RCR01.pdf

É bem a hora do Vaticano condenar a igreja patriótica como herética, cismática e sacrílega. Ela é o instrumento do PCC para a chamada sinicização — transformar a religião em instrumento de doutrinação maoista.

***

O documentado artigo de Bitterwinter prossegue citando muitos outros fatos comprobatórios da perseguição religiosa na China de Xi Jinping.

Por exemplo: “No final de maio do ano passado, mais de 20 funcionários do governo do condado de Gaoyang, na cidade de Baoding, ao nível da prefeitura, acompanhados pela polícia, fecharam uma igreja local não registrada e expulsaram seu padre, que costumava morar no local. Eles então visitaram mais de 80 membros da congregação em casa, forçando-os a assinar um requerimento para ingressar na CPCA. Se eles recusassem, suas aposentadorias seriam ameaçadas e seus descendentes impedidos de ir para a faculdade, se matricular no exército ou ingressar no PCC.” (idem)

***

E ainda temos políticos brasileiros, como o governador Doria, os governadores petistas, a Band — que se tornou aliada e propagandista da midia chinesa, — a tecer elogios ao presidente vitalício (ditador) Xi Jinping e citar o PCC como se esse representasse o povo chin.  https://ipco.org.br/acordo-band-e-china-vai-dando-seus-frutos-amargos-contra-a-soberania-nacional-eduardo-itamaraty-x-embaixador-chines/

E o Vaticano, continuará a política de distensão com o PCC?

Fonte: https://bitterwinter.org/crackdowns-on-unregistered-catholics-resume-across-china/

 

 

Detalhes do artigo

Autor

Marcos Machado

Marcos Machado

472 artigos

Pesquisador e compilador de escritos do Prof. Plinio. Percorreu mais de mil cidades brasileiras tomando contato direto com a população, nas Caravanas da TFP. Participou da recuperação da obra intelectual do fundador da TFP. Ex aluno da Escola de Minas de Ouro Preto.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados