Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Acesse sua conta

Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

São Luiz Grignion de Montfort no Tratado: inteligência, vontade e sensibilidade

Foto: Nuno Alvares
Por Nuno Alvares

há 4 anos1 min

Atualizado em: 11/6/2019, 4:46:53 AM


É patente a deformação que uma iconografia mal direcionada fez da fisionomia dos santos. E, também, deformou o conceito de santidade.

O Prof. Plinio mostra como o Tratado de São Luiz Grignion de Montfort esclarece a inteligência, fortalece a vontade  e estimula a sensibilidade.

“A formação da piedade só será sólida se se alicerçar sobre verdades claras, substanciosas e fundamentais, ministradas e assimiladas a fundo pela inteligência. E só será real se se servir destas verdades como meio para disciplinar vigorosamente a vontade, em um combate árduo e duro.

De nada vale a vida espiritual se ela prescindir de uma instrução religiosa sólida, e de uma luta efetiva, disciplinada, constante e intransigente conosco. – É raro encontrar um livro que de modo mais patente tenha o predicado de esclarecer a inteligência e de estimular a sensibilidade do que o seu “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”.

Nele não há uma só frase inútil ou sem sentido. Entretanto, não se julgue que sua obra seja uma fria exposição de princípios. Em cada ponta de frase, o autor deixou gotejantes o suor de sua inteligência e o sangue de seu coração.

Sua argumentação, se é lúcida, está longe de ser fleumática. Pelo contrário, é apaixonada, ardente, comunicativa. Lê-lo é facilitar poderosamente o progresso na vida espiritual. Difundi-lo é acumular coroas de méritos no Reino dos Céus”.

Acesse o comentário em https://www.pliniocorreadeoliveira.info/LEG_391126_Grignion_de_Montfort.htm#.XcIkJuhKguU

Detalhes do artigo

Autor

Nuno Alvares

Nuno Alvares

388 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados