Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

A fuga para o Egito – A pobreza e a dignidade da Sagrada Família


fuga_egito
Afresco pintado entre 1302 e 1306 por Giotto di Bondone, que se encontra na Capela degli Scrovegni – Pádua (Itália).

Vemos na foto desse afresco, de autoria do famoso pintor italiano Giotto, Nossa Senhora empreendendo viagem rumo ao Egito, sobre um simples jumento, com todos os sinais exteriores da pobreza. São José vai na frente, guiando a montaria.

Apesar da penúria, a dignidade de Maria Santíssima é a de uma princesa. Chama a atenção seu porte ereto, suas costas não têm a menor inflexão. São dignas de nota a postura da cabeça altiva e a resolução com que Ela enfrenta a viagem, seus incômodos e riscos.

São José caminha na frente, atentíssimo em ver o que acontece com sua puríssima esposa e o Menino Jesus. Ela não. Dá a impressão de confiar em São José e de se abandonar inteiramente à proteção da divina Providência. Portanto, recolhida em oração com o Menino, que está como que dormindo e agarrado a Ela. A atitude do Divino Infante dá a entender a profunda intimidade existente entre Mãe e Filho.

É adequado imaginar que Ela dirija orações a Ele na intenção daqueles que estão contemplando o quadro…


Detalhes do artigo

Autor

Plinio Corrêa de Oliveira

Plinio Corrêa de Oliveira

551 artigos

Homem de fé, de pensamento, de luta e de ação, Plinio Corrêa de Oliveira (1908-1995) foi o fundador da TFP brasileira. Nele se inspiraram diversas organizações em dezenas de países, nos cinco continentes, principalmente as Associações em Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP), que formam hoje a mais vasta rede de associações de inspiração católica dedicadas a combater o processo revolucionário que investe contra a Civilização Cristã. Ao longo de quase todo o século XX, Plinio Corrêa de Oliveira defendeu o Papado, a Igreja e o Ocidente Cristão contra os totalitarismos nazista e comunista, contra a influência deletéria do "american way of life", contra o processo de "autodemolição" da Igreja e tantas outras tentativas de destruição da Civilização Cristã. Considerado um dos maiores pensadores católicos da atualidade, foi descrito pelo renomado professor italiano Roberto de Mattei como o "Cruzado do Século XX".

Categorias

Esse artigo não tem categoria

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados