Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Casamento com prazo: novo projeto de lei apresentado à legislação mexicana


Segundo notícia publicada pela Folha de São Paulo (1/10/2011), uma proposta do Partido da Revolução Democrática (PRD) do México visa legalizar um novo tipo de união civil: o casamento com prazo de validade.

O pretexto para tal proposta seria de ‘’facilitar a vida do casal que não deu certo, e também poupar os cofres públicos dos gastos com a tramitação judicial dos divórcios’’.

Isso porque de acordo com pesquisas recentes, 50% dos casamentos realizados na Cidade do México terminam antes de completar dois anos. Portanto, caso esta lei for aprovada, o prazo estabelecido para uma união civil seria de no mínimo dois anos! Mas se quiserem, após este tempo, os conjugues podem renovar o contrato de casados!

Como um dos responsáveis pelo projeto, Leonel Luna (PRD) pretende que o mesmo seja votado ainda este ano. Recentemente, no México também já foi aprovado a união estável de pessoas do mesmo sexo.

O clero mexicano se manifestou e o porta-voz da Arquidiocese da Cidade do México, Hugo Valdemar, declarou aos meios de comunicação do país: ‘‘Isso é um teatro eleitoral promovido por parlamentares irresponsáveis e imorais’’. O México tem a segunda maior população católica do mundo, atrás apenas do Brasil.

Novamente vemos que o poder público, além de não resolver o problema da crise na familia, é o principal braço que empurra a família para o fundo do abismo.

Detalhes do artigo

Autor

Outros autores

Outros autores

427 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados