Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Dois anos do incêndio de Notre Dame e a Civilização Cristã que ainda é queimada


O fogo destruiu o telhado e a flecha da Catedral

Há dois anos, um incêndio devastador queimou boa parte de uma das joias da Cristandade, a Catedral Notre-Dame de Paris, na França. Diversos jornais noticiaram essse trágico incêndio. O fogo na Catedral era o símbolo do fogo que está pegando no que resta da Civilização Cristã, a qual os homens estão pondo de lado.

Lembro-me de que no momento do incêndio, — eu estava na fila da confissão, — meu telefone começa a tocar, e recebi a lastimável notícia do incêndio. De início foi difícil acreditar na notícia. Mas a triste noticia não parava por aí; mais adiante ficamos sabendo que queriam modernizar o telhado da catedral. Já não bastava o incêndio, queriam ainda desfigurar um dos maiores símbolos da Cristandade.

Tal projeto de modernização levou a Sociedade Francesa pela Defesa da Tradição, Família e Propriedade – TFP, associação co-irmã do IPCO, a realizar um abaixo assinado a ser entregue ao presidente da França, contra a tentativa de se desfigurar a Catedral de Notre Dame de Paris. O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira se uniu à TFP Francesa nesta batalha.[1]

TFP francesa em Paris, campanha pela restauração autêntica da Catedral de Notre Dame, campanha lançada em maio de 2019. Ao fundo a Catedral de Notre Dame.

Orações que sobem ao céu como a fumaça do fogo

Durante o incêndio, franceses se reuniram em frente a Catedral, fato que pode ser visto no vídeo abaixo, começaram a rezar e cantar, era uma cena muito emocionante. As orações e as músicas subiam aos céus como a fumaça do fogo que ardia na Catedral. E as orações dos franceses tiveram efeito, tempo depois recebemos a feliz notícia de que a Catedral seria restaurada como na Idade Média.[2]

Diante da Civilização Cristã, que também arde em chamas, temos que fazer como os franceses, devemos chorar o ataque que estão perpetrando contra a Santa Igreja Católica, não permitir que continuem atacando a Esposa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Temos que lutar e pedir a Deus para que a Santa Igreja não seja desfigurada como era desejo de esquerdistas e progressistas a proprósito da Catedral de Notre Dame.

Peçamos a Nossa Senhora de Fátima que Ela apresente as nossas orações a Deus Nosso Senhor, as purifique, multiplique a eficácia de nossa luta. Rezemos para que venha logo o triunfo do seu Imaculado Coração, conforme Ela nos prometeu em 1917.

A nossa vocação: levar todas as verdades esquecidas, que os homens põem de lado

Tudo isso nos faz lembrar os comentários que o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira fez sobre a Catedral: “E em todos os grandes monumentos da Cristandade, depois de admirar as maravilhas, eu tenho a tendência a ir admirando os pormenores, num ato de reparação, porque estes pormenores talvez não tenham sido amados como eles deveriam ser amados.

E então, fazer ao menos isto: amar o que deveria ter sido amado e que foi esquecido. É sempre a nossa vocação, de levar a todas as verdades esquecidas que os homens põem de lado.

Eu fiquei encantado com a Catedral naquele ângulo. Depois dei a volta e voltei para o hotel com a alma cheia. E se alguém naquele momento me lembrasse da palavra da Escritura “eis a Igreja de uma beleza perfeita, alegria do mundo inteiro”, eu teria dito: Oh!, como está bem expresso! É bem o que eu sinto a respeito da Catedral de Notre Dame.[3]


Nossa Senhora nos ajude, nos fortaleça, nos dê ânimo e coragem para levar adiante essa batalha pela restauração da Civilização Cristã e instauração do reino do Imaculado Coração de Maria.

[1] https://campanhas.ipco.org.br/peticao-ao-presidente-da-republica-francesa-e-ao-seu-ministro-da-cultura

[2] Entusiasmo impulsiona restauração de Notre Dame como na Idade Média https://ipco.org.br/entusiasmo-impulsiona-restauracao-de-notre-dame-como-na-idade-media/

[3] [3] Plinio Corrêa de Oliveira – Comentários sobre a Catedral de Notre Dame: https://www.pliniocorreadeoliveira.info/DIS_A%20Catedral%20de%20Notre%20Dame_%C3%A1udio.htm#.YHhtP-hKiUk

Detalhes do artigo

Autor

Rodrigo da Costa Dias

Rodrigo da Costa Dias

65 artigos

Voluntário da Ação Jovem do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados