Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Militarismo e repressão consomem verbas da saúde e população diminui mais


A imoralidade e a droga tornaram o HIV uma epidemia na Rússia

Mais três fatores alarmantes sobre a diminuição da população russa vieram se somar aos já conhecidos, escreveu Paul Goble, especialista em questões étnicas e religiosas na Eurásia, em artigo para Euromaidanpress. 

primeiro deles é o dramático aumento da transmissão do HIV e o aumento das mortes por AIDS, ligados à decadência dos costumes, à adição às drogas, ao descalabro do serviço de saúde pública e à carência de medicamentos.

Segundo os especialistas em medicina russa, só no ano passado as infecções com HIV aumentaram entre 3% e 4%, com médias ainda superiores em localidades específicas.

Por isso já se fala do HIV como uma epidemia na Rússia.

Vladimir Putin cortou as verbas para a saúde com o eufemístico argumento de “otimização” das despesas. Na prática, essa “otimização” significou arrocho geral, exceto para o setor militar e para o esquema de repressão política.

A “otimização” – escreveu Goble – pode ter sido muito boa para a burocracia estatal, mas não para o povo russo, especialmente os doentes.

Um segundo grande multiplicador da mortalidade é o severo corte nos medicamentos de uso geral, devido ao programa contra sanções implementado pelo Kremlin.

Após Putin ordenar a invasão da Crimeia e do leste ucraniano, o Ocidente revidou com restrições econômicas. O chefe supremo russo respondeu cerceando a importação de produtos de procedência ocidental.

Mas a Rússia não tem como substituir muitos deles, especialmente medicamentos.

Moscou bloqueou os remédios importados e os componentes que servem para fabricá-los. Quem sofre as consequências é o povo em geral e os doentes em particular.

Os diabéticos russos, por exemplo, não estão encontrando insulina disponível, o que para muitos deles é a morte.

Os jovens migram para as cidades e os campos vão se despovoando

Se o Kremlin se interessasse mais pela saúde da população do que pela expansão geopolítica, poderia ter aberto exceções.

Mas cortou os remédios mais necessários à sobrevivência dos aflitos, enquanto crescem os índices de mortalidade entre os adultos, atingindo patamares terceiro-mundistas.

Em terceiro lugar, a ânsia de Putin pela urbanização da Rússia trouxe como subproduto letal a negligência com as áreas rurais. E o efeito demográfico está se fazendo sentir.

empobrecimento do campo leva os jovens a migrar para as cidades e o despovoamento rural não é compensado demograficamente pelo aumento da população urbana.

Os interioranos têm dificuldade de se adaptar, formam menos famílias, têm menos filhos e caem facilmente na corrupção das periferias urbanas.

Por sua vez, a população rural envelhecida não tem apoio dos filhos. Resultado: no interior as taxas de nascimento são miseráveis, e insuficientes nas megalópoles politicamente promovidas por Putin.

Essas políticas desastrosas acentuam o declínio global da população russa, conclui Goble.

Paradoxalmente, a propaganda dos serviços do Kremlin e dos “companheiros de viagem” apresenta Putin no exterior como um campeão defensor da família, da moralidade e da expansão de seu povo.

Mas esse está sendo devorado pela falta de moral e de recursos básicos para a subsistência, e está sendo sacrificado em aras de políticas desmesuradas de expansão universal.

Detalhes do artigo

Autor

Luis Dufaur

Luis Dufaur

1042 artigos

Escritor, jornalista, conferencista de política internacional no Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, webmaster de diversos blogs.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados