Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

O charme grandioso do leão heráldico da TFP


O leão, símbolo da TFP, alia de modo muito agradável três qualidades: força, movimento e leveza. Não transmite a ideia de um leão pesadão, carnívoro e feroz. Ao contrário, lembra elegância, fidalguia e fortaleza: um leão que sabe ser cruzado. Esse conjunto é um dos elementos do charme do leão.

Outro elemento é a impostação da cabeça. Ele a mantém alta, de modo altaneiro. Olha o inimigo de frente, enquanto as garras avançam para o assalto. A cauda forma uma espécie de laçarote de vitória, como quem diz: depois do ataque vem a vitória.

Mais um elemento de destaque está na cintura. Em vez de caracterizar uma figura abdominal, o busto do leão sai de dentro da cintura quase como um chafariz. E as pernas se abrem simétricas e muito elegantes.

O fundo de um vermelho muito vivo evoca plenitude de vida, de vitória.

Esse leão encanta os bons e irrita os maus. Simboliza a ameaça de Deus aos revolucionários e comunistas, e ao mesmo tempo é também símbolo e alento para os que desejam lutar por Nossa Senhora.

O que encanta e desperta entusiasmo tem um charme grandioso, e é esse o charme grandioso do leão rampante da TFP.

______________________________

Fonte: Revista Catolicismo, Nº 835, Julho/2020. Em recordação pelo sexagésimo aniversário da fundação da Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP).

Excertos da conferência proferida pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em 4 de agosto de 1983. Esta transcrição não passou pela revisão do autor.

Detalhes do artigo

Autor

Plinio Corrêa de Oliveira

Plinio Corrêa de Oliveira

551 artigos

Homem de fé, de pensamento, de luta e de ação, Plinio Corrêa de Oliveira (1908-1995) foi o fundador da TFP brasileira. Nele se inspiraram diversas organizações em dezenas de países, nos cinco continentes, principalmente as Associações em Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP), que formam hoje a mais vasta rede de associações de inspiração católica dedicadas a combater o processo revolucionário que investe contra a Civilização Cristã. Ao longo de quase todo o século XX, Plinio Corrêa de Oliveira defendeu o Papado, a Igreja e o Ocidente Cristão contra os totalitarismos nazista e comunista, contra a influência deletéria do "american way of life", contra o processo de "autodemolição" da Igreja e tantas outras tentativas de destruição da Civilização Cristã. Considerado um dos maiores pensadores católicos da atualidade, foi descrito pelo renomado professor italiano Roberto de Mattei como o "Cruzado do Século XX".

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados