Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Pergunta que interessa ao Brasil – Seminário em Cuba: padres católicos ou da “libertação”?


Pode a Igreja aceitar a coexistência com um regime que oprime a família e o direito de propriedade? A inauguração do seminário “católico” em Cuba levanta novamente a questão.

Foi inaugurado em 3 de novembro o primeiro seminário católico em Cuba depois de 50 anos de governo Comunista. A inauguração contou com a presença de Raul Castro e fez parte de acordos do governo com o Cardeal de Havana, D. Jaime Ortega.

Ao longo dos dois últimos meses, por mediação do Cardeal Ortega, 52 presos políticos foram exilados para a Espanha, e outros ainda permanecem presos por se negarem a aceitar o exílio.

Intrigante é a questão de como serão formados esses novos seminaristas num país em que a oposição política ou vai para as masmorras ou é enviada para fora do país. Serão seminaristas subservientes ao governo? Terão eles aulas de Filosofia e Teologia tradicional ou serão escolados na já condenada e anticatólica teologia da libertação?

Em discurso pronunciado dois dias antes da inauguração, a propósito da monumental crise em que passa a ilha cárcere, Raul Castro anunciou a líderes sindicais que a ilha “vai ao precipício” se não aplicar as reformas econômicas necessárias, mas deixou muito claras suas posições ideológicas, dizendo que as mudanças seriam feitas “sem renúncias, as mínimas que sejam, à construção do Socialismo”.

Pelos presos políticos, pelos exilados, pela declaração de seu ditador, o leitor bem vê que orientação terá que ter este seminário para poder continuar aberto…

***

Com o PNDH 3, não caminha o Brasil para uma perseguição religiosa em que os estabelecimentos religiosos – colégios, seminários, hospitais, orfanatos, etc. – ou se alinham com a “construção do Socialismo” ou serão fechados, podendo permanecer assim durante décadas?

Essa pergunta precisa ser respondida logo, pois daqui a pouco será tarde! O que pensa sobre isso o leitor?

Veja o livro de Plinio Corrêa de Oliveira sobre a Liberdade da Igreja no Estado Comunista, que prova, com base na doutrina da Santa Igreja, como os católicos não podem aceitar uma coexistência com um regime intrinsecamente mau.

Detalhes do artigo

Autor

Gabriel Monteiro Zeymer

Gabriel Monteiro Zeymer

7 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados