Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Trump quer dissociar os EUA das manufaturas chinesas. Missão do Brasil


O Mundo Livre dá sinais de volta à sanidade, à normalidade. Não falamos da pandemia, que está vivendo sua própria agonia midiática. Estamos falando do bom senso, da não dependência das manufaturas de Pequim.

Trazer de volta os empregos para os EUA e cadeias de suprimentos

O descontatamento mundial com a China (PCCh)

“O presidente Donald Trump no Dia do Trabalho novamente levantou a perspectiva de separar a economia dos EUA de Pequim, para trazer de volta os empregos manufatureiros da China e as principais cadeias de suprimentos aos Estados Unidos.

“No mês passado, o presidente lançou a ideia de uma dissociação completa da China durante seu segundo mandato, o que significa cortar os laços econômicos por razões nacionais e estratégicas.”

Ao mesmo tempo, ele acusou seu oponente democrata, o ex-vice-presidente Joe Biden, de ser brando com Pequim, apontando suas políticas para a China como parte do governo Obama.

“Se Biden vencer, a China vencerá, porque a China será dona deste país”, disse Trump a repórteres na segunda-feira. “Hoje é o Dia do Trabalho – é um bom momento para falar sobre onde estamos sendo roubados pelos países, mas ninguém está nem perto da China.”

Superpotência manufatureira do mundo

O presidente disse que se reeleito em novembro, seu governo proibirá contratos federais com empresas que terceirizam para a China e farão dos Estados Unidos a “superpotência manufatureira do mundo”.

“Vamos… acabar com nossa dependência da China de uma vez por todas”, disse Trump. “Seja o desacoplamento ou a imposição de tarifas massivas como já estou fazendo, acabaremos com nossa dependência da China, porque não podemos contar com a China.

“Traremos empregos da China para os Estados Unidos e imporemos tarifas às empresas que abandonam a América para criar empregos na China e em outros países”, acrescentou.

O presidente faz do plano de retornar os empregos na indústria para os Estados Unidos um elemento-chave de sua campanha de reeleição, observando que itens como eletrônicos, máquinas, ferramentas, peças aéreas e espaciais, veículos e ferro e aço precisam ser fabricados internamente para que os Estados Unidos para estarem seguros.

Lições da pandemia: produzir medicamentos e equipamentos médicos

Trump também assinou uma ordem executiva em 6 de agosto com o objetivo de aumentar a produção de medicamentos e equipamentos médicos nos EUA, reduzir os preços dos medicamentos e proteger os Estados Unidos contra o déficit em uma futura pandemia.

Reação da China não convence: ocaso da “estrela” de Pequim

Em julho, o vice-ministro das Relações Exteriores da China, Le Yucheng, disse que separar as economias dos dois países seria “impraticável” e “não beneficiaria ninguém”.

“O verdadeiro inimigo dos EUA não é a China. É o vírus invisível e as crescentes ameaças à segurança não tradicionais. Os EUA não devem tratar um parceiro como adversário, porque isso apenas desgastará um ao outro ”, disse Le. “Goste ou não, a globalização é a ordem da vida e a maré não pode ser revertida.”

Discordamos totalmente do vice-ministro comunista. A “ordem da vida” consiste na observância da Lei Natural, das relações internacionais com base na reciprocidade, no Direito Natural. Um país comunista que viola sistematicamente o Decálogo, oprime seu povo, espiona e rouba propriedade intelectual no Ocidente jamais poderá ditar normas ao Mundo Livre.

Ademais, o vice-ministro finge não perceber o descontentamento que percorre o Mundo Livre, o descrédito da China, que realmente a “maré não pode ser revertida!”

***

Missão do Brasil

Gostaríamos que o presidente Trump fosse mais explícito — como tem o feito em outras ocasiões — em suas relações para com a América Latina. O futuro das Américas está no fortalecimento das relações bilaterais, no estreitamento dos laços que nos unem. Somos Nações anti socialistas, a favor da livre iniciativa, dos Valores Morais. Vale aqui a afirmação de Monroe: América para os americanos.

Saudamos com satisfação esse despertar da letargia ou hipnose que tomou o Mundo Livre após as entreguistas e suicidas políticas de Nixon em suas viagens à China (1972). Os dias de ingenuidade e passividade em relação ao PCCh passaram.

“Os EUA não serão mais passivos em relação à China, afirma um conselheiro da Casa Branca Robert O’Brien: “Os dias de passividade e ingenuidade americana em relação à República Popular da China terminaram””.

PCCh é agenda de esquerda e do falso Centrão.

Confiança na Divina Providência: O Brasil ainda será um grande País: inteligência, tino, recursos naturais, produção agropecuária e diplomacia não nos faltam. A vocação do Brasil é ser lider nas Américas pela sua observância da Lei Natural, e exemplo de Valores Morais no concerto das Nações Livres.

Fonte: https://www.theepochtimes.com/trump-again-raises-prospect-of-decoupling-us-economy-from-china_3491425.html?ref=brief_News&utm_source=morningbriefnoe&utm_medium=email

Detalhes do artigo

Autor

Marcos Machado

Marcos Machado

473 artigos

Pesquisador e compilador de escritos do Prof. Plinio. Percorreu mais de mil cidades brasileiras tomando contato direto com a população, nas Caravanas da TFP. Participou da recuperação da obra intelectual do fundador da TFP. Ex aluno da Escola de Minas de Ouro Preto.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados