Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

A escolha da festa da Imaculada Conceição


Imaculada Conceição – Guido Reni (1627). Metropolitan Museum of Art (Nova York).

Um prodigioso triunfo das armas católicas levou a Igreja a escolher a data de 8 de dezembro para glorificar a Imaculada Conceição e seu dogma.

No dia 8 de dezembro a Igreja comemora a Imaculada Conceição de Nossa Senhora. Ela é padroeira do Brasil sob o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Enquanto tal ela é glorificada nesse dia, e também na sua festa principal, em 12 de outubro.

Por que o dia 8 de dezembro é a festa da Imaculada Conceição? Pouco sabemos sobre a razão da escolha desse dia, embora um fato sobrenatural esteja na origem de tudo: o milagre de Empel. A intervenção da Imaculada Conceição se deu nos dias 7 e 8 de dezembro de 1585, numa encarniçada batalha na pequena elevação da ilha de Bommel, conhecida como Empel. Na localidade holandesa com esse nome, a Virgem Imaculada interveio para dar a vitória aos regimentos católicos, em luta contra exércitos e frotas que impulsionavam o protestantismo.

A revolução protestante foi uma das mais ferozes da História, a ponto de envolver em guerras regiões das mais remotas do planeta, como o Brasil, o Japão e as Filipinas, numa época de comunicações dificílimas. Nesse quadro histórico a insurreição protestante havia deflagrado nos Países Baixos (Bélgica, Holanda, Luxemburgo e partes da França e Alemanha) a guerra dos Oitenta Anos, travada intensamente nas cidades de Flandres e em campos pantanosos, entre canais e trincheiras onde a infantaria desempenhava papel decisivo.

Os protestantes holandeses professavam os erros de Calvino e eram apoiados por seus cúmplices ingleses, franceses, alemães e suecos, adeptos de outros heresiarcas. Seus erros religiosos foram aplicados ao terreno político-social, levando-os a se insurgir contra o rei católico Felipe II e os sucessores dele na Espanha, onde o monarca regia seu império e era defensor do catolicismo. Na época, o reino de Portugal estava unido à Espanha pelo casamento, incluindo naturalmente o Brasil, que também sofreria os cruentos assaltos dos hereges holandeses.

Retrato de Felipe de Hohenlohe-Neuenstein (apelidado Hollac) – Jan van Ravesteyn (1572–1657). Rijksmuseum, Amsterdã.

Nos Países Baixos, os tercios (regimentos) espanhóis lutavam em condições de extrema dificuldade, apoiados pela minoritária população católica local. A geografia pantanosa e o auxílio dos vizinhos protestantes conferiam aos rebeldes facilidades de luta e poder de fogo extraordinários. Porém, tinham acabado de perder a Antuérpia, primeira capital da revolta e maior cidade da época, com aproximadamente 100 mil habitantes. Alexandre Farnese, duque de Parma e governador de Flandres, a arrancara dos hereges, mas entendeu que a conquista seria insuficiente enquanto os revoltosos controlassem o mar. Enviou então o conde Carlos de Mansfeld com parte do seu exército para tomar as ilhas de Zelândia e Holanda, que dominavam a costa e constituíam o coração da revolta.

A ilha de Bommel, entre os rios Mosa e Waal, foi ocupada por cinco mil soldados espanhóis do Terço Velho de Zamora, comandado pelo mestre de campo Francisco Arias de Bobadilla. Os protestantes julgavam imperioso revidar a perda de Antuérpia com uma vitória de grandes proporções, e o almirante calvinista Felipe de Hohenlohe-Neuenstein (apelidado Hollac), comandante dos rebeldes Estados Gerais dos Países Baixos, percebeu a vantagem que lhe oferecia a dispersão do exército católico pelas ilhas. Aparelhou então uma frota de 100 barcos,​ e pediu o reforço de calvinistas franceses. No entanto os franceses se lembravam do que dissera o almirante Guillaume Gouffier de Bonnivet, derrotado e morto pelos hispanos em 1525, na batalha de Pavia: “Cinco mil espanhóis são cinco mil homens que lutam e cinco mil cavalos ligeiros, e cinco mil homens de infantaria e cinco mil sapadores e cinco mil demônios”. Temerosos, os franceses tiraram o corpo.

Antes a morte que a desonra

Os arautos do erro de Calvino não queriam enfrentar as tropas espanholas por terra, porque os tercios constituíam a mais temível infantaria do mundo. Então Hollac projetou um cerco naval da ilha de Bommel e reuniu uma frota formidável nos rios em volta. Pretendia assim cortar os insumos bélicos de Bobadilla, deixá-lo sem comida e sem abrigo. Ao mesmo tempo, ofereceu-lhe uma capitulação honrosa apelando ao “bom senso”: os católicos poderiam sair sem deixar reféns e levariam suas bandeiras. Assim Hollac evitaria uma luta corpo a corpo com os tercios.

Apresentada a proposta, o mestre de campo Bobadilla respondeu: “A infantaria espanhola prefere a morte à desonra. Nós vamos falar sobre a capitulação após a morte”. Se dita por outro, a frase soaria como bravata, mas feitos de armas nessas terras ensinavam que ela seria levada muito a sério. Havia entre aqueles homens os que alguns anos atrás tinham sido capturados em Tournai e Maastricht, mas que voltaram e reconquistaram Dunkerque e Nieuwpoort, desfilaram suas bandeiras por Bruges e Gant, e ainda conquistaram Antuérpia.

Hollac, arauto de uma seita impura e igualitária, estava certo de que aqueles católicos fariam o que tinham dito. Concebeu então um estratagema para quebrá-los, sem ter que medir forças com os sitiados: mandou inundar a ilha de Bommel, onde estavam os católicos, rompendo as barragens dos rios Mosa e Waal. A terra ocupada pelos espanhóis foi inundada por uma enxurrada violenta, e só a colina de Empel sobressaía da água. Os soldados dos tercios, esgotados e famintos “como sempre”, ficaram ensopados até os ossos, reduzidos a um pedaço de terra facilmente bombardeável pelo inimigo. Enquanto isso, 100 barcaças e galeões holandeses se juntaram à artilharia dos fortes da área, que já vomitavam fogo sobre os resistentes.

Afastando a lama, surgiram as cores azul e branca, até finalmente aparecer um quadro flamengo da Imaculada Conceição terras

Os tercios passaram o dia 7 de dezembro defendendo-se na colina de Empel. Durante a noite, alguns homens de Bobadilla escavavam abrigos, e nesse trabalho a pá de um soldado bateu num objeto estranho, que a princípio fora confundido com uma pedra. Removeu a terra que o circundava, e constatou ser um pedaço de madeira. Afastando a lama que o cobria, surgiram as cores azul e branca, até finalmente aparecer um quadro flamengo da Imaculada Conceição. A devoção dos povos espanhol e português à Imaculada se manifestava fervorosamente entre aqueles soldados, que A tinham em conta de heroína da histórica vitória contra os mouros em Navas de Tolosa, em 1212, e da conquista de Granada em 1492. Ela voltava agora a aparecer em Empel, onde só um milagre impediria a derrota!

Nas cidades católicas vizinhas — como Bolduque, capital da província de Brabante do Norte — os habitantes conduziam o Santíssimo Sacramento em procissão nas ruas, implorando pelos sitiados. Foi nessa hora que apareceu a imagem da Imaculada, cujo dogma ainda não havia sido proclamado, e cuja festa não fora instituída, mas que grandes teólogos e o fervor popular defendiam com devoção. Transcorreriam quase três séculos até que o bem-aventurado Papa Pio IX, em 1854, proclamasse o dogma da Imaculada Conceição, confirmado em 1858 por Nossa Senhora em Lourdes.

Prometendo à Imaculada vencer ou morrer

Desenho de época do lugar da batalha e da posição das tropas de ambos os lados

Exaustos, os oficiais e soldados improvisaram um altar de pedras fixadas com lama, e o ornaram com a Cruz de Santo André, símbolo do exército espanhol. Para louvar a imagem da Imaculada Conceição, milagrosamente encontrada, entoaram a Salve Rainha. Concluída a oração, Bobadilla exortou com palavras inspiradas aqueles homens que se aprontavam para morrer: “Soldados! A fome e o frio nos levam à derrota, mas a descoberta milagrosa veio para nos salvar. Quereis que à noite abordemos as galeras inimigas, prometendo ganhá-las ou tudo perder pela Virgem, sem que reste uma vida?”.

Os soldados escolheram o espírito heroico, e juraram que o desejavam. Queimaram as bandeiras, para em caso de derrota não caírem em mãos inimigas; e pela mesma razão destruíram seus canhões. A iniciativa era desesperada, mas não havia alternativa: embarcar numas canoas, desafiar a artilharia inimiga e abordar os navios holandeses na ponta das armas brancas. Mas naquela noite algo maravilhoso pegou todos de surpresa. Um vento glacial persistente, com a força de um furacão, fez a temperatura despencar para 22 graus negativos, quando nas piores condições atingia apenas 1 ou 2 graus negativos. Os mais poderosos navios holandeses se afastaram antes de serem estraçalhados pelo gelo, mas muitos outros ficaram bloqueados. Entre os católicos, a esperança renasceu: na manhã do dia 8, o gelo tinha espessura de 12 metros, e dava para caminhar sobre ele.

O único Deus verdadeiro é dos católicos

Correndo por cima dos rios e da lama endurecida, os tercios de Bobadilla atacaram os fortes, que caíram um após outro. Fizeram o mesmo com os navios que não puderam escapar. Capturaram dez, com seus suprimentos, artilharia e munição, fazendo dois mil prisioneiros. Considerada impossível algumas horas antes, a vitória foi total. Pela primeira vez, uma frota de mar era vencida por um exército de terra. Com a chuva que se seguiu, o gelo derreteu-se numa velocidade surpreendente.

Não foram somente os católicos que discerniram a intervenção divina. Vendo seu fracasso, o protestante Hollac concluiu que lutava contra forças muito mais poderosas que as humanas. Enquanto fugia, sua frase foi registrada para a História: “Parece que Deus é espanhol, operando tão grande milagre”.1 A batalha tivera dois dias de duração, e no final de 8 de dezembro a vitória estava consumada para os que combatiam à sombra da Imaculada. Os últimos calvinistas bateram em retirada. A imagem da Imaculada foi transferida para a igreja de Bolduque (‘s-Hertogenbosch em holandês ou Bar-le-Duc, em francês), onde hoje se encontra.

Até então, cada tercio tinha um nobre que o financiava. Depois do milagre de Empel, a Imaculada se tornou a padroeira de todos os tercios dos Países Baixos e da Itália. Na ocasião foi fundada a Irmandade dos Soldados da Virgem Concebida Sem Mancha, cujo primeiro irmão foi Bobadilla. Todos os alistados nos territórios de Flandres e Itália passaram a pertencer a ela. Até hoje, ano após ano, uma delegação de representantes de cada uma das armas espanholas comparece a uma capelinha erigida em Empel, no local da descoberta, para render honras e gratidão à Imaculada.

As tropas prestam homenagem à imagem, que de maneira tão inesperada se juntava a eles, dando-lhes força e confiança para a difícil batalha contra as hostes protestantes. milagre de Empel – Augusto Ferrer-Dalmau (2015).

Discussões sobre o milagre

Não há posição canônica sobre o prodigioso acontecimento. O fenômeno meteorológico incomum, naquele dia 8 de dezembro de 1585, foi objeto de estudo de historiadores e meteorologistas holandeses. Hoje o Instituto Holandês de Meteorologia se declara incapaz de compreender a concatenação de circunstâncias que levaram a água ao redor de Empel a se congelar durante apenas uma noite. Foi um fenômeno nunca antes visto naquelas terras, e nunca depois. Mas ficou claro que os homens que acreditavam na Imaculada Conceição foram levados por Ela ao triunfo, de modo prodigioso.

Como agradecimento pelo milagre de Empel, a Imaculada Conceição foi proclamada padroeira da infantaria espanhola, e sua festa foi fixada no dia 8 de dezembro em todo o império espanhol, que nessa época incluía o reino de Portugal e o próprio Brasil. A festa da Imaculada havia sido inscrita no calendário litúrgico pelo Papa Sisto IV, em 28 de fevereiro de 1477.

Após restaurar a independência portuguesa, em 25 de março de 1646 o Rei D. João IV proclamou solenemente Nossa Senhora da Conceição como Rainha e Padroeira de Portugal e de todos os seus territórios ultramarinos, que incluíam o Brasil. O Rei determinou:

“Com parecer de todos, assentamos de tomar por padroeira de Nossos Reinos e Senhorios a Santíssima Virgem Nossa Senhora da Conceição, […] e lhe ofereço de novo em meu nome e do Príncipe D. Teodósio, meu prezado filho sobre todos muito amado, e de todos os meus descendentes, sucessores, Reinos, Senhorios e Vassalos, à sua Santa Casa da Conceição sita em Vila Viçosa, por ser a primeira que houve em Espanha desta invocação, cinquenta escudos de ouro em cada ano, em sinal de Tributo e Vassalagem. E da mesma maneira prometemos e juramos, com o Príncipe e Estados, de confessar e defender sempre (até dar a vida, sendo necessário) que a Virgem Maria Mãe de Deus foi concebida sem pecado original. […] E se alguma pessoa intentar alguma coisa contra esta nossa promessa, juramento e vassalagem, por este mesmo efeito, sendo vassalo, o havemos por não natural, e queremos que seja logo lançado para fora do Reino; e se for Rei (o que Deus não permita), haja a sua e nossa maldição, e não se conte entre nossos descendentes; esperando que pelo mesmo Deus que nos deu o Reino e subiu à dignidade real, seja dela abatido e despojado”.2

Correndo por cima dos rios e da lama endurecida, os tercios de Bobadilla atacaram os fortes, que caíram um após outro. Fizeram o mesmo com os navios que não puderam escapar. Capturaram dez, com seus suprimentos, artilharia e munição, fazendo dois mil prisioneiros.

Escolha do dia 8 de dezembro

A consagração foi confirmada pelo Papa Clemente X em 1671, na bula Eximia dilectissimi. Posteriormente, em 1708, o Papa Clemente XI estendeu a festa da Imaculada Conceição a toda a Igreja Católica, tornando 8 de dezembro dia-santo-de-guarda. Por fim, em 1854, o bem-aventurado Papa Pio IX escolheu a data de 8 de dezembro para proclamar o dogma da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, por meio da bula Ineffabilis Deus.3 [vide quadro à p. XX]

Na ocasião, quis o santo pontífice honrar especialmente a Espanha. Em 8 de dezembro de 1857, inaugurou um grande monumento à Imaculada na Praça de Espanha, em Roma, capital dos Estados Pontifícios, onde ainda reinava. Ao abençoar a imagem, colocada no topo de uma imponente coluna em frente à legação espanhola, disse ao embaixador: “A Espanha foi a Nação cujos reis e teólogos trabalharam mais do que ninguém para tornar possível o dia da proclamação do dogma da Imaculada Conceição de Maria”.

Dez anos depois do dogma, o mesmo Papa confirmou o especial privilégio da Espanha e de todas as nações que lhe foram unidas, de usar paramentos azuis na festa da Imaculada Conceição — que, repetimos, é Padroeira do Brasil sob o título de Nossa Senhora Aparecida. O gesto do bem-aventurado Pio IX é renovado todos os anos pelos Papas: chegam junto à famosa coluna da Imaculada e mandam colocar no braço da Virgem uma coroa de flores, que é levada até o alto por um regimento de bombeiros romanos.

Reflexão para o Reino de Maria

Bem-aventurado Papa Pio IX

Quando o bem-aventurado Pio IX proclamou o dogma na Basílica de São Pedro, os presentes tiveram em geral a impressão de que uma luz sobrenatural o envolvia. O próprio Pio IX contou à superiora de uma ordem religiosa o fenômeno místico que sentiu:

“Quando comecei a publicar o decreto dogmático, senti a minha voz impotente para se fazer ouvir pela imensa multidão (50 mil pessoas) que se apinhava na Basílica Vaticana. Mas, quando cheguei à fórmula da definição, Deus deu à voz do seu Vigário tal força e tal vigor sobrenatural, que a fez ressoar em toda a Basílica. E eu fiquei tão impressionado por tal socorro divino, que fui obrigado a suspender a palavra, por um instante, para dar livre desafogo às minhas lágrimas […]. Nenhuma prosperidade, nenhuma alegria deste mundo poderia dar a menor ideia daquelas delícias. E não temo em afirmar que o Vigário de Cristo precisou de uma graça especial para não morrer de doçura, sob a impressão de tal conhecimento e de tal sentimento de beleza incomparável de Maria Imaculada”.4

Nenhum dos soldados famintos e feridos, saltando para dentro dos navios dos hereges em Empel, podia imaginar tal cena gloriosa que aconteceria três séculos depois no Vaticano. Mas a graça que os levou a atingir o píncaro do heroísmo foi uma participação da mesma graça divina que depois empolgaria o Santo Pontífice, ao definir o dogma contra a impiedade revolucionária e o liberalismo reinante.

A promessa de Nossa Senhora em Fátima — por fim, meu Imaculado Coração triunfará — tornar-se-á futuramente um fato consumado. Então, todas as amarguras e aparentes frustrações, enfrentadas hoje com bravura contra os inimigos da Cristandade, com a confiança posta em Nossa Senhora, poderão nos fazer lembrar a gesta dos andrajosos e corajosos soldados católicos em Empel. Num dia 8 de dezembro, eles corriam para dar assalto à frota encalhada no gelo, com a certeza de que “de mil soldados não teme a espada quem pugna à sombra da Imaculada!”.

_____________

Notas:

Fonte: Revista Catolicismo, Nº 828, Dezembro/2019.

  1. Wikipedia, Milagro de Empel, https://es.wikipedia.org/wiki/Milagro_de_Empel.
  2. Pe. Moreira das Neves, Nossa Senhora da Conceição na Restauração de Portugal, in Revista dos Centenários, Lisboa: nos 19-20, 1940, páginas 4-6 e 8.
  3. http://www.corazones.org/doc/ineffabilis_deus.htm
  4. Apud Domenico Bertetto, Il papa dell’Immacolata, Pio IX, Civiltà, 1972, pp. 63 a 65, http://senzapagare.blogspot.com/2015/12/pio-ix-quando-proclamou-o-dogma-da.html
Afresco, no Vaticano, representando Pio IX no momento da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição

O dogma da Imaculada Conceição

Alguns trechos da Bula Ineffabilis Deus, proclamada em 8 de dezembro de 1854 pelo bem-aventurado Pio IX

“Coluna da Imaculada” na Praça Mignanelli, em Roma

… Pelo que, em oração e jejum, não cessamos de oferecer a Deus Pai, por seu Filho, Nossas preces particulares e as de todos os filhos da Igreja, para que se dignasse dirigir e fortalecer Nossa inteligência com a força do Espírito Santo. Imploramos, ainda, a ajuda de toda a milícia celeste e, com verdadeiros anelos do coração, invocamos o Paráclito. Portanto, por sua inspiração, para honra da Santa e Indivisa Trindade, para glória e adorno da Virgem Mãe de Deus, para exaltação da Fé Católica e para a propagação da Religião Católica, com a autoridade de Jesus Cristo, Senhor Nosso, dos Bem-aventurados Apóstolos Pedro e Paulo, e Nossa, declaramos, promulgamos e definimos que a Bem-aventurada Virgem Maria, no primeiro instante de sua Conceição, foi preservada de toda mancha de pecado original, por singular graça e privilégio do Deus Onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador dos homens, e que esta doutrina está contida na Revelação Divina, devendo, por conseguinte, ser crida firme e inabalavelmente por todos os fiéis.

Em consequência, se alguém ousar — o que Deus não permita — pensar contrariamente ao que definimos, saiba e esteja ciente de que ipso facto incidiu em anátema, de que naufragou na fé e apostatou da unidade da Igreja; além disso, por sua própria causa incorre nas penalidades estabelecidas por lei, caso se atreva a manifestar, por palavras ou por escrito, ou por outros quaisquer meios externos, sua opinião íntima.

Detalhes do artigo

Autor

Luis Dufaur

Luis Dufaur

1042 artigos

Escritor, jornalista, conferencista de política internacional no Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, webmaster de diversos blogs.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados