Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Nossa Senhora das Bombas


01 de Março é festa de Nossa Senhora das Bombas em Roma, na Itália. Depois da explosão de seis bombas, um círculo de destruição era visto ao redor de um quadro que não sofreu nenhuma avaria, um afresco de Nossa Senhora das Graças!

Antigo Palácio do Santo Ofício – Atribuição: Jim McIntosh, CC BY 2.0 https://creativecommons.org/licenses/by/2.0, via Wikimedia Commons

⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️

Em 1º de março de 1944, em meio a Segunda Guerra Mundial, Roma, principalmente na área do Vaticano, foi atingida por um terrível bombardeio. Entre as grandes destruições daquela noite, por volta das 20 horas, seis bombas lançadas por um avião atingiram os prédios ao redor da praça do Palácio do Santo Ofício.

Durante essas explosões, cacos de detritos atingiram o próprio palácio, atravessando as paredes dos apartamentos e estilhaçando as janelas. No entanto, sem qualquer explicação natural para o fato, um ponto permaneceu intacto, um pequeno quadro de Nossa Senhora das Graças.

Essa imagem é um afresco no estilo dos séculos XVIII e XIX, representando a Santíssima Virgem com o Menino Jesus; e, como um oratório, ela encontrava-se do lado de fora das paredes, justamente onde ocorreram as explosões. Em volta do quadro, um denso círculo de danos mostrava a força dos estilhaços que atingiram aquela área, no entanto, nem sequer seu vidro de proteção sofreu qualquer avaria.

Devido ao episódio, a imagem ficou conhecida como “Nossa Senhora das Bombas”. Uma nova moldura de mármore com dois grandes anjos de cada lado, portando escudos cravejados, foi encomendada para ornamentá-la. Abaixo do quadro, foi posta uma inscrição com os seguintes dizeres: “Ab angelis defensa – Kal. Mart. AD MCMXLIV” (“Defendido por anjos, 1º de março de 1944”).

Nossa Senhora das Graças – Nossa Senhora das Bombas

Nossa Senhora das Bombas, rogai por nós!

Ivan Rafael de Oliveira

Fontes de Pesquisa: https:// www.

lalucedimaria.it/madonna-delle-bombe-prodigiosa-icona-protegge-san-pietro/

aleteia.org/2017/05/03/the-madonna-who-survived-a-bombing/

Detalhes do artigo

Autor

Ivan Rafael de Oliveira

Ivan Rafael de Oliveira

65 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados