Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Virgem da Guia – Valle de los Pedroces


24 de Fevereiro é festa de Nossa Senhora da Guia em Alcaracejos, na Espanha. Erguida por três cavaleiros, a ermida é um agradecimento pela proteção nas batalhas pela reconquista da região.

Cópia oficial (A original se perdeu durante a Guerra Civil Espanhola)

⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️

Curiosamente, a Virgem da Guia de Villanueva del Duque é um dos raros casos de compartilhamento de padroeira. Pois, a mesma imagem de é padroeira das cidades de Villanueva del Duque, Dos Torres, Fuente la Lancha, Hinojosa del Duque e Alcaracejos; todas no Valle de los Pedroches, na Espanha. Desde tempos imemoriais, a imagem de Nossa Senhora da Guia permanece numa ermida em Villanueva del Duque, onde, em cada festa do ano, ela sai para visitar um de seus protetorados.

Conta-se no Valle de los Pedroches, que essa devoção começou quando o rei Afonso VII confiou a reconquista dessas terras a três nobres cavaleiros. E, tendo o trabalho sido realizado com sucesso, estes se despediram no local onde hoje é a ermida e ali depositaram a linda imagem da Virgem para ser venerada. Pois, os cavaleiros reconheciam nela a causa de sua proteção e sucesso. Acredita-se também, com ótimos argumentos, que a ermida também foi um convento-fortaleza dos Templários.

Cada uma das cidades onde ela é a protetora tem sua própria irmandade da Guia. Mas, a de Alcaracejos têm um caráter militar, e é possivelmente o mais antigo. A irmandade de Alcarejos tem um ritual peculiar e rigoroso, é integrada exclusivamente por homens e seu número não pode ser superior a 60 membros. Para a peregrinação, os membros vão com espingarda; usando-as para atirar salva quando a imagem deixa seu eremitério, e em seu retorno que acontece no Domingo da Ressurreição.

Ermida da Virgem da Guia em Villanueva del Duque – Atribuição: cietlospedroches.es/recursosturisticos/recurso/ermita-virgen-de-guia/

Nossa Senhora da Guia, rogai por nós!

Ivan Rafael de Oliveira

Fontes de Pesquisa: https:// :

infovaticana.com/2014/05/20/virgen-de-guia-cordoba/

villanuevadelduque.com/fiestas-y-cultura/estancias-de-la-virgen-de-guia-en-su-ermita/

fofrosdelavirgen.org/virgen-de-la-guia-de-los-pedroches-espana-24-de-febrero/

Detalhes do artigo

Autor

Ivan Rafael de Oliveira

Ivan Rafael de Oliveira

65 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados