Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

China: lembrar o Massacre da Praça Tiananmen é incitação contra o Estado


O regime comunista chinês está marcado, para sempre, pela sangrenta repressão aos estudantes, 1989, que pediam liberdade. E por isso reprime qualquer manifestação que lembre a crueldade comunista massacrando populares na Praça Tiananmen. 4 de junho é o temido Dia D.

Nosso Site já publicou: “A China (PCCh) dá novas mostras de sua intolerância e cerceamento da liberdade de expressão. E a mídia finge não perceber. Nosso Site tem mostrado a repressão à Igreja Católica, aos uighures em Xijiang, prisão de jornalistas, repressão em Hong Kong.

E agora tivemos a homenagem oficial ao responsável direto pelo massacre da Praça da Paz Celestial, 1989.”

Vamos ver se nossa Mídia, alinhada à China, vai noticiar mais essa gritante violação de liberdade.

Em 2021 proibido lembrar a memória dos mortos

As autoridades de Hong Kong e Macau proibiram os residentes de participarem de eventos em memória dos protestos pró-democracia na Praça Tiananmen de 1989, dias antes de 4 de junho – um dia histórico em que os líderes do Partido Comunista Chinês (PCCh) realizaram um massacre de manifestantes contra o regime chinês.

Portanto, inclui a proibição, Macau e Hong Kong: a nova Lei de Segurança Nacional.

Em 1o de junho, a líder de Hong Kong, Carrie Lam, enfatizou durante uma coletiva de imprensa que todas as agências, grupos, meios de comunicação e escolas deveriam estar em conformidade com a Lei de Segurança Nacional imposta por Pequim à medida que o dia 4 de junho se aproxima.

Quando questionada se os residentes têm permissão, segundo a lei draconiana, de gritar qualquer slogan como “Fim da regra de partido único”, Lam evitou a pergunta. Em vez disso, ela respondeu que não deveria haver atividades contra a Constituição da China em Hong Kong.

Proibida a vigília anual à luz de velas: prisão de idosa

Ao mesmo tempo, as autoridades pró-Pequim da cidade proibiram a Aliança de Hong Kong em Apoio aos Movimentos Democráticos Patrióticos da China de realizar sua vigília anual à luz de velas no Victoria Park em 29 de maio, bem como bloquear uma manifestação para homenagear o 32º aniversário da Incidente de 4 de junho.

“Surpreendentemente, a ativista Alexandra Wong, uma cidadã local idosa de cabelos brancos, foi presa por um grande grupo de policiais sob a acusação de “reunião não autorizada” em 31 de maio, quando apareceu sozinha no Southorn Playground em Wan Chai – o ponto de partida do a rota do desfile proposta. Ela segurava cartazes de protesto e planejava percorrer a rota proibida até o Escritório de Ligação do Governo Popular Central – a autoridade máxima do PCC na cidade. Ela foi libertada após uma noite de detenção.”

No mesmo dia, John Shum, um conhecido ativista social, produtor de cinema e comentarista, convocou seus companheiros de Hong Kong para mostrar sua posição em uma entrevista com o estudioso internacional Simon Shen.

“Devemos ser leais à nossa consciência, não importa o que aconteça com Hong Kong ou que pressão possamos enfrentar”, disse Shum. Ele sugeriu que os moradores de Hong Kong segurassem uma vela perto da janela na noite de 4 de junho como uma expressão de seus pensamentos.

Em 6 de maio, 26 ativistas pró-democracia que participaram da vigília do ano passado foram condenados de quatro a 10 meses de prisão sob a acusação de “participar de uma assembléia não autorizada”. Eles incluíam os dissidentes Joshua Wong, Lester Shum, Tiffany Yuen Ka-wai e Jannelle Rosalynne Leung.

Macau: lembrar mortos é incitação contra o Estado

Na ex-colônia espanhola de Macau, a polícia, pela primeira vez, classificou qualquer evento relacionado a Tiananmen como “incitação à subversão do poder do Estado” em uma resposta de 25 de maio à União para o Desenvolvimento Democrático de Macau.

Protestos contra o massacre de 1989

Au Kam San, um ex-membro da Assembleia Legislativa de Macau, disse ao Epoch Times em 29 de maio que a polícia agora afirma que as vigílias à luz de velas em memória do incidente de 4 de junho são infrações criminais à lei.

Ele argumentou que é ridículo declarar “ilegais” eventos que foram realizados nos últimos 30 anos, enquanto a lei criminal da cidade desenvolvida em 1995 permaneceu inalterada.

Historicamente, os residentes de Hong Kong e Macau deram um enorme apoio moral e financeiro aos manifestantes da Praça da Paz Celestial durante as campanhas pela democracia na China.

Mais de um milhão contra o Massacre

Em 21 de maio de 1989, um dia depois que o PCCh expurgou o secretário-geral do Partido Comunista Zhao Ziyang, que simpatizava com os manifestantes, e declarou a lei marcial em Pequim, uma marcha sem precedentes aconteceu na capital, atraindo mais de 1 milhão de pessoas em apoio aos estudantes pró-democracia em Pequim.

Como organizador das manifestações de Hong Kong, Lee Cheuk-Yan, um ex-membro do Conselho Legislativo (LegCo), disse à BBC em língua chinesa em 1999: “Somente quando a China gozar de democracia e liberdade, Hong Kong poderá obter a melhor proteção”.

Depois que Pequim lançou sua repressão sangrenta contra os manifestantes em 3 a 4 de junho de 1989, os cidadãos de Hong Kong doaram dinheiro novamente para lançar a oculta “Operação Pássaro Amarelo” para resgatar ativistas pela democracia procurados ou perseguidos da China continental.

Moradores de Macau também mostraram seu apoio aos protestos de Pequim.

Na mesma tarde de 4 de junho de 1989, quase 200.000 residentes de Macau – metade da população local na época – saíram às ruas e lançaram uma manifestação recorde contra o assassinato de civis em busca da democracia por Pequim. Algumas imagens foram queimadas de Deng Xiaoping, Li Peng e Yang Shangkun, os principais responsáveis por ordenar o massacre.

***

Aí está a China “boazinha” que a BAND, o governador Doria, os governadores petistas, a bancada pró China … e outros parlamentares defendem, até mesmo contra o Brasil.

Não divulgue a repressão da Praça da Paz Celestial, nem fale da Lei de Segurança Nacional de Hong Kong …

Vejamos o que dirão Macron, Merkel, Biden e outros líderes ocidentais.

Lembramos, o comunismo é uma seita filosófica, ateia, materialista condenada reiteradamente pelos Papas.

Fonte: https://www.theepochtimes.com/mkt_morningbrief/hong-kong-macao-authorities-ban-events-commemorating-june-4-tiananmen-square-massacre_3841350.html?utm_source=morningbriefnoe&utm_medium=email1&utm_campaign=mb-2021-06-03&mktids=a9a346391187a51d4515a42da6e125e0&est=94TNxZProDhCLzwcirS0VupxJnCArf0lmZ%2BkmcqtXnONTpFowJuugkC46TNsyJk%3D

Detalhes do artigo

Autor

León de La Torre

León de La Torre

261 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados