Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Ditadura chinesa e o controle da internet

A ditadura comunista chinesa teme a influência conservadora nas redes sociais e busca controlar a internet internamente.

Por Marcos Machado

3 minhá 1 ano — Atualizado em: 8/6/2023, 8:16:01 AM


Ditadura chinesa e o controle da internet

Matriz e inspiradora da censura à internet

Índice

  1. Pensamento centralizado, propaganda de Xi

O pesadelo da ditadura comunista chinesa (e de outras que a tomam como modelo) é a internet. Melhor dizendo, o conservadorismo social que se manifesta através da Internet, e que demonstra a grande força que se desperta no Ocidente.

Hitler sonhava com o controle e os comunistas também sabem que não têm o povo, não têm a massa, só lhes resta a ditadura. Xi Jinping tem repetidas vezes insistido no controle da internet dentro da China.

Pensamento centralizado, propaganda de Xi

Comenta BitterWinter que o Partido Comunista chinês “continua produzindo novos livros de Xi Jinping” embora a maioria deles sejam compilações de discursos e documentos organizados por tópicos. Eles imediatamente se tornam leitura obrigatória para os quadros do Partido, e alguns deles também para alunos do ensino médio e universitário.

Um guru, portanto, cujo pensamento precisa ser seguido pelos chineses. Aliás, pensamento uniformizado, robotizado é outra característica das ditaduras nazifascistas e comunistas.

A última compilação, lançada em 11 de julho, reúne “Os pensamentos importantes do secretário-geral Xi Jinping sobre o desenvolvimento cibernético” (习近平总书记关于网络强国的重要思想概论). É editado pelo Office of the Central Cyberspace Affairs Commission e publicado pela People’s Publishing House.

Dez pontos sobre Internet

10 pontos sintetizam seu programa sobre controle da internet. Veremos, sempre a obsessão de controlar a internet, a liberdade de expressão condenada pelas ditaduras.

A primeira é que a forma como a Internet é regulamentada e desenvolvida ainda é amplamente decidida e controlada no Ocidente, problema que atormenta o PCCh por uma década.

Observa o artigo que, na lógica marxista, os países que não aceitam a consequência política do capitalismo, da democracia ocidental, devem ser persuadidos de usar um controle chinês da Internet em vez de aceitarem a dependência dos EUA.

A China implementou o controle e vigilância da Internet, com políticas e ferramentas muito mais eficazes (e sob medida para ditadores) do que as existentes em países democráticos.

No entanto, com o progresso das mídias sociais conservadoras (lembremos que Biden e outros governos do Ocidente trabalham no mesmo sentido de proibir a liberdade de expressão) Xi Jinping está preocupado com o fato de que o PCCh não controla totalmente o que os chineses postam nas redes sociais.

Expurgo na Internet chinesa

Comemorando 200 anos de MarxComemorando 200 anos de Marx

O PCCh baniu Facebook, Twitter, YouTube e Instagram. O recurso que os chineses têm é via VPN (embora isso seja crime na China). Centenas de milhões de chineses usam mídias sociais locais e sites de microblogging, e o Weibo tem apenas cerca de 600 milhões de usuários. As postagens podem ser canceladas, mas não antes de serem lidas e divulgadas por dezenas de milhares de usuários.

Histórias que o Partido tentou censurar, como a mãe de oito filhos acorrentada e, mais recentemente, os ratos serviram de patos em cantinas universitárias e uma mulher acusada de prostituição espancada até a morte em uma delegacia de polícia se tornaram virais antes que as autoridades pudessem detê-los.
BitterWinter

Aqui, no Brasil, a esquerda midiática e política chamaria tudo isso de “desinformação”, fórmula mágica para carimbar qualquer comentário denunciando erros do PT, de Lula etc.

Conseguirá o PCCh proibir totalmente as midias sociais? Tem ele meios de fazê-lo sem provocar um descontentamento de dezenas ou centenas de milhões de chineses?

* * *

Esses são calcanhares de Aquiles da ditadura chinesa. Há outros que a midia alinhada não comenta: os campos de reeducação forçada de um milhão de uighures, a sinicização (controle compulsório das religiões) das religiões a fim de torná-las instrumentos do maoísmo, uma agricultura totalmente insuficiente devido a migrações forçadas para grandes conglomerados industriais.

O comunismo é uma seita filosófica ateia e materialista. Ela quer amoldar todos os homens a seu credo antinatural; se não consegue convencer só lhe resta censurar. Já conhecemos o mesmo método, as esquerdas padecem de um mal incurável chamado “impopularidade”; foi-se o sonho de Marx de que as massas estavam sedentas …

Nossa Senhora Aparecida proteja o nosso Brasil e o leve à sua providencial missão de ser baluarte dos valores cristãos, dos valores morais, da família, do direito de propriedade.

Fonte: Bitter Winter

Detalhes do artigo

Autor

Marcos Machado

Marcos Machado

491 artigos

Pesquisador e compilador de escritos do Prof. Plinio. Percorreu mais de mil cidades brasileiras tomando contato direto com a população, nas Caravanas da TFP. Participou da recuperação da obra intelectual do fundador da TFP. Ex aluno da Escola de Minas de Ouro Preto.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados