Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Convite à Reflexão: Como Surgem Os Modelos

As sociedades que chegaram a ápices, não foi porque tivessem planejado um modelo e depois o realizado. Elas levavam consigo princípios e tendências. E com isso se realizaram.


Convite à Reflexão: Como Surgem Os Modelos

Que modelo deve o Brasil seguir? As esquerdas têm seu modelo na China de Xi Jinping, na Cuba de Fidel ou na Venezuela de Maduro.

Como nascerá o novo Brasil, conservador, católico, alinhado aos valores morais, exemplo para o Ocidente?

* * *

Vejamos o que nos diz o Prof. Plinio: 

Ao longo da história houve sociedades que chegaram a ápices, como houve sociedades que chegaram a desbaratamentos. As sociedades que chegaram a ápices, não foi porque tivessem planejado um modelo e depois o realizado. Elas levavam consigo princípios e tendências. E com isso se realizaram. O modelo nasceu da convicção de princípios em harmonia com as tendências. Deu o modelo. Mas o modelo se verificou a posteriori, não se verificou antes. É mais ou menos como um homem que tem as pernas normais, não tem um modelo de como ele deve andar. Ele anda de qualquer jeito. Se mete um aparelho na perna do sujeito, tem que ensinar o sujeito a andar, mas é porque ele é torto.

Então a procura febril de um modelo não se satisfaz dando um modelo. A pergunta é: que princípios e que tendências são o oposto ao mal que nos corrói? Como reagir contra o mal que nos corrói no terreno dos princípios e das tendências? Se não estiver isso generalizado entre os homens, só sai desastre.

A pergunta do Prof. Plinio é muito objetiva, cogente: nosso modelo surgirá organicamente se soubermos ver o mal que nos corroi. Esse mal se chama Revolução, e as esquerdas são os agentes dela.

* * *

As esquerdas importam “modelos” socialistas made in China.

Eduquemos o brasileiro nos princípios católicos e surgirá espontaneamente o nosso modelo de civilização.

Fonte: Acervo de notas do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira

Detalhes do artigo

Autor

Nuno Alvares

Nuno Alvares

400 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados