Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Dignidade e recato de ontem, despudor e trivialidade de hoje


Cenas da “belle époque”. Na primeira, ao fundo, um edifício a um tempo harmonioso e grave. Sai dele um longo cortejo de moças graciosamente trajadas. E, à frente, cingindo uma coroa e revestida de manto de arminho, uma dama que alia à formosura pessoal, a elegância, a riqueza e o recato da indumentária. Ela dá a mão direita a um personagem de aspecto grave, compenetrado da importância de sua função, em rigoroso traje de gala: casaca, cartola, condecorações.

De que se trata? De uma cena de aparato em alguma das pequenas e brilhantes cortes principescas, tão numerosas em 1909, data da fotografia?

* * *

Todo o centro da outra gravura é tomado pela mesma dama, que acaba de entrar num elegante landau, e se apresta a sentar-se para partir. Serve-a um cocheiro de cartola e libré. Um ar de importância e seriedade se nota no semblante dos circunstantes, que são visivelmente personagens oficiais do mundo político e militar. Mais uma vez a fotografia não fornece elementos definidos para se ajuizar se se trata de um aspecto de vida de corte.

* * *

Por fim, um terceiro clichê. Junto a grades aristocráticas cujos portais estão acolhedoramente abertos, notamos ao centro a mesma dama, o mesmo cavalheiro que na outra fotografia lhe dava a mão, alguns militares, e vários personagens protocolarmente vestidos, de cartola e casaca. Bem ao fundo, um poste coroado com um escudo encimado por uma coroa, no qual se lê a letra B. Num plano mais próximo um carro de linhas extremamente imaginosas, com um arco igualmente de linhas bizarras, no alto do qual há uma coroa.

E ainda uma vez formulamos ao leitor nossa pergunta: trata-se de uma cena de corte?

Tudo indicaria que sim, mas de uma pequena corte um tanto fantasista ( vejam-se as linhas singulares do carro ) e rústica ( note-se algo de inautêntico, de postiço, nos personagens de casaca, que têm muito de petit bougeois ). A dama é vistosa e desembaraçada. Ter-se-ia alguma dificuldade em afirmar que ela é propriamente aristocrática. Matizes e pormenores que um observador arguto pode notar, mas que passam inteiramente desapercebidos para a maioria.

* * *

De que se trata então? Toda esta seriedade, esta solenidade, este protocolo são para festejar a “rainha” da bonneterie em Troyes. Esta cidade, antiga capital da Champagne, tinha no início do século, com seus 50 ou 60 mil habitantes, uma importância muito secundária e procurava manter-se incentivando as indústrias locais, das quais a bonneterie era uma das mais apreciadas. A coroação desta “rainha” serviu de ocasião para festejos brilhantes, próprios a chamar a atenção da imprensa e dos turistas, de forma a fazer propaganda do produto. Daí a colaboração das autoridades. As gravuras representam o instante em que a “rainha” se retira do paço municipal de Troyes, onde acaba de ser coroada ( fotografia nº 2 ), sua chegada ao palácio da Prefeitura do Departamento do Aube ( foto nº 3 ), sua saída depois de feita a visita ao Prefeito ( foto nº 1 ).

A que propósito tudo isto? Para que compreendamos, ou melhor, apalpemos quanto o mundo vem perdendo sua seriedade, ao longo deste século apalhaçado e tormentoso. Em 1909 era assim que se apresentava uma “rainha” de moda ou de beleza, em suas “poses” destinadas à grande publicidade. Hoje… o número de tais “rainhas” cresceu imensamente, mas as “poses” mais apreciadas pela multidão são tais, que nem sequer ousamos fazer uma comparação!

Mas o tema se presta também a outra observação. Quando um costume é perigoso, por mais “austero” ou “inocente” que ele se apresente de início, na realidade todo o seu dinamismo tende para ir abandonando gradualmente as formas corretas e os atavios distintos, para se mostrar em sua essência sensual e chula. Assim começaram estas “rainhas” de propaganda e fancaria. O que diriam esses senhores de casaca – modestas notabilidadezinhas pequeno-burguesas de Troyes em 1909 – se vissem o modo por que geralmente se apresentam hoje as “descendentes” ou sucessoras das “rainhas” de seu tempo?

Detalhes do artigo

Autor

Plinio Corrêa de Oliveira

Plinio Corrêa de Oliveira

551 artigos

Homem de fé, de pensamento, de luta e de ação, Plinio Corrêa de Oliveira (1908-1995) foi o fundador da TFP brasileira. Nele se inspiraram diversas organizações em dezenas de países, nos cinco continentes, principalmente as Associações em Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP), que formam hoje a mais vasta rede de associações de inspiração católica dedicadas a combater o processo revolucionário que investe contra a Civilização Cristã. Ao longo de quase todo o século XX, Plinio Corrêa de Oliveira defendeu o Papado, a Igreja e o Ocidente Cristão contra os totalitarismos nazista e comunista, contra a influência deletéria do "american way of life", contra o processo de "autodemolição" da Igreja e tantas outras tentativas de destruição da Civilização Cristã. Considerado um dos maiores pensadores católicos da atualidade, foi descrito pelo renomado professor italiano Roberto de Mattei como o "Cruzado do Século XX".

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados