Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Doutrina Social Católica em pílulas: princípio de subsidiariedade e organicidade, opostos ao estatismo (II)

Por Nuno Alvares

3 minhá 6 anos — Atualizado em: 4/27/2019, 5:24:15 AM


       Temos publicado extratos de comentários do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira sobre princípios, doutrinas da Contra Revolução. (*)

             Nosso site já demonstrou que o nazismo e o fascismo são movimentos de esquerda (**), apresentados pela mídia como uma falsa direita.

        Não somos apenas a negação dos errôneos princípios do socialismo, do comunismo, do nazifascismo. Temos uma sólida doutrina, princípios baseados na Lei Natural, na doutrina Tradicional da Igreja.

Princípio da organicidade social e da subsidiariedade

        “Para o nazismo e o fascismo (também o socialismo e comunismo)  – coerentes com sua ideologia panteísta — o indivíduo não é nada. E o Estado é tudo. Daí o caráter dirigista, socialista e totalitário de um e de outro. Todo o dinamismo do corpo social lhe vem de fora para dentro e de cima para baixo. Ou seja do poder para a massa amorfa dos súditos. O Führer ou o Duce (Stalin, Fidel, Xi Jingping), encarnação do Estado, decide tudo com base em comissões de tecnocratas. O povo é movido a golpes de decretos-lei, e para os descontentes há a perseguição, as sevícias e a morte.

      “O Estado, a província, o município, a família, as demais instituições privadas formam uma hierarquia harmônica de poderes, que deve dirigir o indivíduo segundo o princípio de subsidiariedade.

         “Segundo tal princípio, deve ser deixado a cada indivíduo toda liberdade, exceto a do mal.

         “Dentro deste amplíssimo círculo de movimentos, a família só deve intervir na vida do indivíduo para o apoiar, nos casos em que ele não se baste a si próprio. E assim o município com a família. A província com o município. E o Estado com a província. Como se vê, segundo este princípio, a liberdade e a autoridade se aliam maravilhosamente. E a ditadura é uma camisa de força injusta e asfixiante.

      “Quanto ao princípio da organicidade, é ele de algum modo um corolário do de subsidiariedade. O impulso vital do país tem de vir de dentro para fora e de baixo para cima. E não apenas de fora para dentro e de cima para baixo. Os usos e costumes legítimos do povo devem ter força de lei. Cada grupo social deve mover-se com a vitalidade proveniente de seus componentes. E cada escalão do poder civil deve ser vivificado pela seiva vinda dos escalões inferiores. Isto enriquece e completa, de modo insubstituível, a ação específica do aparelho governamental”.1

* * *

         Se queremos um Brasil forte, autêntico e antissocialista apliquemos os princípios de organicidade e subsidiariedade que são — per diametrum — o oposto dos 13 anos petistas, do bolivarianismo, do socialismo. Voltaremos ao tema.

(*) https://www.pliniocorreadeoliveira.info/RCR.pdf

(**) https://ipco.org.br/nazismo-e-fenomeno-de-esquerda-afinidades-doutrinarias-com-o-comunismo-ii/#.XMOyXOhKguU

Nazismo e comunismo, verso e reverso da mesma medalha

1 https://www.pliniocorreadeoliveira.info/FSP%2070-05-24%20A%20bengala.htm

Detalhes do artigo

Autor

Nuno Alvares

Nuno Alvares

401 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados