Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Missa Latina: “Profunda reverência e amor pela Igreja”



ARLINGTON, Virgínia (LifeSiteNews) – Os católicos da Diocese de Arlington pediram ao bispo para reverter seu cancelamento dos sacramentos tradicionais, bem como sua intenção de restringir a missa em latim, que ele anunciou em conformidade com as instruções da Responsa Ad Dubia do Vaticano emitidas em dezembro.

“Profunda reverência e amor pela Igreja”

“Ficamos arrasados ​​ao saber das restrições à celebração da Missa Tradicional e dos sacramentos”, afirma a petição, que no momento da publicação reuniu mais de 2.400 assinaturas.

A petição solicita que o bispo Michael Burbidge “permita que a Forma Extraordinária e outros sacramentos tradicionais continuem em toda a diocese” e “se envolva em consultas com os fiéis” das paróquias afetadas.

As restrições do Bispo dom Burbidge

Em 21 de dezembro, o bispo Burbidge anunciou em um e-mail a seus padres que “à luz da Responsa”, “nenhuma permissão adicional será concedida” para sacramentos tradicionais, incluindo “as celebrações de batismos, crismas, casamentos, etc”.

Dom Burbidge também divulgou este anúncio no site da Diocese de Arlington, garantindo aos fiéis que “a Missa na Forma Extraordinária ainda pode continuar e não foi interrompida nas 21 paróquias da Diocese em que é celebrada”.

No entanto, Burbidge revelou em um podcast gravado em 20 de dezembro (#84) que ele também restringirá a Missa em Latim Tradicional para se adequar às Traditionis Custodes, dizendo que enquanto a Missa em Latim continuará, “será limitada, mais restrito do que é agora.”

De acordo com Traditionis Custodes, o bispo deve reservar “um ou mais locais” onde a Missa em Latim deve ser celebrada, mas não em uma igreja paroquial, a menos que “não seja possível” encontrar tal lugar, caso em que um pode ser utilizada a igreja paroquial.

Os anúncios de Burbidge são um golpe especialmente pesado para a Diocese de Arlington, porque cerca de 30% ou mais das paróquias têm um padre que oferece o MTL regularmente (como nos dias de festa), mais do que qualquer outra diocese do Estados Unidos.

À luz dessa privação esperada não apenas dos sacramentos tradicionais, mas da missa tradicional em latim – potencialmente em muitas paróquias – a petição a Burbidge continua expressando “um profundo sentimento de perda e tristeza pela perspectiva de perder a capacidade de celebrar o Missa e outros sacramentos do Rito Antigo”.

Missa tridentina: profunda reverência e amor pela Igreja

A petição acrescentou que o TLM “participantes desta diocese” não são marcados por um “sentimento de desunião e cisma”, mas por “profunda reverência e amor pela Igreja”.

A petição foi iniciada por Noah Peters, um advogado de 36 anos e recém-convertido ao catolicismo do judaísmo que é paroquiano em St. John the Beloved em McLean, Virgínia. Ele teme que, se a implementação de Traditionis Custodes em sua diocese se assemelhar de alguma forma à de Chicago, por exemplo, eles ficarão com apenas uma ou duas missas em latim. “É realmente assustador pensar que poderíamos estar vendo quase todos eles sendo cancelados.”

Ele explicou ao LifeSiteNews que as medidas recém-anunciadas de Burbidge são “devastadoras” por várias razões.

***

Perguntamos: onde estão as restrições às missas afro, às celebrações progressistas da TL?

Fonte: https://www.lifesitenews.com/news/petition-ask-bishop-to-reconsider-devastating-restrictions-on-traditional-latin-mass-in-arlington-diocese/?utm_source=featured&utm_campaign=catholic

Detalhes do artigo

Autor

Correa de Sá

Correa de Sá

254 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados